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Hoje tratarei da feitura do RESUMO – esse tipo de texto costumeiramente presente nas propostas de redações dos vestibulares paranaenses. Será conveniente nomear o resumo, também, como síntese, compacto, sinopse, pois um texto que reúne as idéias principais de outro, previamente examinado, assim deve ser classificado.

Primeiros passos


Ler atentamente exige atenção

Após a leitura do texto indicado na proposta siga o roteirinho abaixo;ele é infalível,eu garanto,pode acreditar.

1- Identifique a fonte do texto: título, autor,data e o veículo que o publicou.

2- Selecione o assunto do texto, do que ele trata, afinal.

3- Liste alguns pontos básicos,ou seja, informações que articuladas poderão formar uma referência coesa ao texto,em resumo.

4-Articule essas idéias.Sabe como fazer essa costura? Recorra,por favor,aos elementos coesivos,as famosas conjunções, aos pronomes relativos,às preposições e principalmente da pontuação eficiente. Sem esses conectores de sentido as frases ficarão “soltas” e você perderá a oportunidade de organizar um texto,que, na verdade,é sempre uma unidade de sentido.

A grande dificuldade

Um dos grandes e graves problemas da composição escrita é a inabilidade para com o uso dos recursos coesivos.Quem nem sabe o que é recurso coesivo deverá rever,imediatamente,as categorias morfológicas assinaladas acima,além da pontuação,é claro. Vá,bem depressa,dar uma reexaminada na gramática da nossa língua portuguesa. Esses componentes são puramente teóricos,mas deverão ser entendidos,exatamente na lógica da sua utilização,ou seja,na conexão que estabelecem,por isso costumamos indicar que “costuram” as idéias.

Assim se faz um resumo

Com esse roteiro será possível atender à proposta de resumir um texto.Será muito interessante se você articular uma quantidade de recursos textuais,tais como um bom vocabulário,a pontuação eficiente (não use apenas a vírgula e ponto -exceda essa dupla ) e mostre que conhece o emprego dos outros sinais,além da objetividade,é claro.Por favor, mantenha a legibilidade,fuja das rasuras, sem deixar de atender ao limite mínimo e máximo das linhas indicadas na proposta.

Um resultado satisfatório

No ano de 2005 compartilhei muitos textos para que meus alunos fizessem resumos. Dentre as dezenas de textos selecionei “Definindo teoria”, do físico Marcelo Gleiser (Folha de S.Paulo, caderno Mais, 2/10/05).Pois bem,foi exatamente esse texto que os alunos tiveram para resumir à ocasião da prova de Compreensão e Produção de Textos,na UFPR.Coincidência? Evidente que não, apenas o sucesso de uma professora antenada com a diversidade de textos oferecidos pela mídia impressa.

Um lembrete importantíssimo

Leia com muita atenção o texto original, que dá vida ao resumo.Imagine que ele deverá ser apenas recontado,em poucas palavras. Não opine, apenas relate.Faça com que o corretor – o leitor potencial do seu texto – fique inteirado do assunto em linhas gerais,afinal você deverá fazer um resumo,uma sinopse,um compacto do texto original.Se você é capaz de produzir um resumo,será certamente capaz de escrever um texto de opinião – o nosso assunto da próxima postagem.

Anotando a fórmula

Costumo elaborar uma espécie de fórmula para cada modelo de texto. A do resumo fica assim:

T(tema) + F(fonte) +IP (idéia principal)
+Iss (idéias secundárias) = Resumo

O estudante aplicado poderá alternar a disposição desses elementos – e assim apostar na variabilidade desses termos,o que lhe revelará que essas trocas de lugares não fazem com que as idéias sejam perdidas. Caso tenha dúvidas ou perguntas sobre o assunto desta postagem,por favor, deixe-as no espaço destinado aos comentários.Prometo respondê-las.

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