• Carregando...
Comece já a se cuidar
| Foto:
bark/Creative Commons

Os posts de carnaval trarão superdicas de beleza para você se recompor depois da folia e voltar a pensar nos preparativos.

Afinal, jogue o primeiro batom a mulher cuja primeira preocupação em relação à sua festa de casamento não seja a aparência.

As dicas são do programa Superbonita, do GNT, compiladas em livro com organização de Sonia Biondo.

Comecemos pelos cabelos, esses seres revoltos:

COMPRIMENTO
**Quem é baixinha e faz o tipo mignon deve privilegiar cabelos curtos, ou no máximo, no comprimento de um dedo abaixo dos ombros. Fios longos “achatam” mulheres pequenas.

LAVAGEM
**A escova deve ser feita com os cabelos úmidos, nunca molhados.

**Para não perderem volume e brilho, cabelos lisos devem ser lavados em dias alternados, com água a 22 graus (equivalente a morna) e por não mais que três minutos.

**Para desembaraçar os cabelos úmidos, comece pelas pontas e vá até a raiz, evitando, assim, o aparecimento de pontas duplas e quebradiças. Nunca desembarace os cabelos com escova.

**Para amaciar os cabelos e deixá-los com toque de seda, experimente massageá-los com uma mistura de babosa e óleo de amêndoas doce.

**Jamais enrole os cabelos molhados na toalha e torça. É um procedimento comum, visto até em salão de cabeleireiro, mas que acaba com a saúde dos fios. Retire o excesso de água friccionando as mechas suavemente com a toalha e só então enrole o cabelo nela para acabar de secá-los.

**Cabelos lisos e oleosos também precisam de condicionador. Ele é necessário para fechar a camada protetora do fio, aberta pelo xampu.

**O leave-in de silicone só pode ser aplicado nos fios, jamais na raiz dos cabelos.

**Cabelos de todos os tipos ficam mais macios com xampus à base de ceramidas, manteiga de karité e queratina.

**Use produtos antifrizz nos cabelos em dias de chuva. Eles reduzem a umidade dos fios e fazem o penteado durar mais tempo.

**Condicionadores que têm melhor efeito hidratante são os produzidos à base de óleo de macadâmia, germe de trigo, extrato de algas, manteiga de karité e óleo vegetal de jojoba.

**Pomadas finalizadoras são ótimas para eliminar a eletricidade dos fios.

**Uma ducha de água quase fria (não gelada ou muito fria) no fim do banho garante mais brilho e vitalidade aos cabelos.

**Uma toalha úmida, aquecida por 20 segundos no microondas, é uma eficiente touca térmica.

**De vez em quando, pentear os cabelos já secos com os dedos, dando puxadinhas bem leves e suaves, ajuda a distribuir melhor a oleosidade que fica concentrada na raiz.

**Gotas de óleo essencial de alecrim misturadas ao xampu ajudam a diminuir a oleosidade dos fios. A proporção é de 20 gotas para 100 ml.

**Vitamina A não acelera o crescimento dos cabelos, mas o complexo B, sim.

**Com megahair, faça um trança folgada para dormir. Os cabelos vão “acordar” com ótima aparência.

COLORAÇÃO
**Quem faz tintura deve usar xampus e condicionadores com proteção solar. A radiação ultravioleta resseca os cabelos e interfere na tonalidade dos fios.

**Em casa ou no salão, faça hidratação 15 dias depois de pintar os cabelos.

**Quem tem cabelos pretos deve usar protetor solar diariamente. A exposição ao sol deixa os fios avermelhados.

**Ruivas devem evitar, ao máximo, o secador, porque os cabelos vermelhos costumam ressecar mais que os de outras tonalidades. Com um bom corte, a secagem ao natural dá ótimo resultado.

**Opte pela coloração preta ou castanha-escura sempre que quiser criar um lindo contraste com a pele branca e os olhos claros.

**Sempre que possível, tente evitar a química dupla, mas se precisar alisar e pintar os cabelos, primeiro alise e depois pinte. E dê o prazo de, pelo menos, 30 dias entre uma operação e outra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]