• Carregando...
Daminhas e pajens, o que pode?
| Foto:
woolennium/Creative Commons

Uma Noiva Futura me perguntou a idade mínima e máxima para os pajens (engraçado chamá-los assim, já que pajem é um jovem empregado).

Perguntei a uma cerimonial experiente, a Ana Paula, e o que ela respondeu foi o seguinte: costuma-se dizer que a criança deve ter no mínimo três anos, para garantir que tenha coragem de entrar na igreja, mas isso é relativo. Depende muito do temperamento da minipessoa. Se for muito tímida, nem que seja bem mais velha vai entrar com facilidade. E se for extrovertida, é capaz de entrar sendo ainda menor – a Ana já teve um menino de um ano e oito meses que entrou na igreja numa boa.

(O que eu não sabia é que aqueles tocos de gente que entram sorridentes e calminhos pelo tapete ao som de “A Bela e a Fera” foram devidamente convencidos antes pelos pais e a cerimonial em questão à custa de muitas balas e pirulitos.)

Agora sobre a idade máxima: costuma-se dizer que eles não podem ter mais de 11 anos, mas aqui também, é claro, depende muito da altura da criança. Comentário jocoso da cerimonial Ana Paula: o que importa é que o pajem ou daminha sejam bem menores que os noivos!

Agora, falando sério: quase toda noiva tem alguma criança em mente quando pensa nos pajens, e o ideal é moldar as regras para encaixá-las no cortejo. São os sobrinhos, filhos de amigos queridos ou simplesmente crianças com quem se tem contato e simpatiza e que se gostaria de ter como integrantes da cerimônia.

Então, escolha bem e vá com fé! Pode contar que uns docinhos na hora ajudam. E você irá acompanhar tudo, mas só depois…

A Noiva Prática, uma das cinco personagens que servem de “matéria prima” para este blog, estava em dúvida sobre contratar ou não o serviço de videofilmagem, e decidiu-se afirmativamente ao pensar que, só assim, poderá ver a entrada de todo mundo. Tranquila, no conforto do novo lar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]