• Carregando...
Temporada de Festivais
| Foto:
Dvulgação
Lamartine Babo, musical dirigido por Antunes Filho.

Semana que vem, no dia 10 de junho, começa o Filo, o Festival Internacional de Teatro de Londrina. Curitiba participa com dois espetáculos, como eu já comentei aqui, Vida, da Cia. Brasileira de Teatro, e O Trenzinho do Caipira, da Cia. do Abração.

E a temporada de festivais de teatro continua pelos próximos meses:

Julho
São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, vira sede momentânea das artes cênicas com o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto ou só Fit Rio Preto. A programação foi divugada hoje. Nada de companhias curitibanas.

Divulgação
Marca para Zenturo: encontro do Espanca!, de Minas Gerais, com o grupo XIX, de São Paulo.

Entre os nacionais, há a parceria dos mineiros do Espanca! (Amores Surdos e POr Elise) com os paulistas do XIX (Hysteria e Hygiene): Marca para Zenturo. O musical Lamartine Babo, do CPT, de Antunes Filho.

A montagem de O Pato Selvagem, do Ibsen (curiosamente, o texto que o “grande ator do Teatro Nacional que faz até telenovela” encena em Para Luís Melo, peça de Marcos Damaceno), pela Cia. Les Commediens Tropicales vai ao Filo e ao Fit Rio Preto. E mais Anatomia Frozen, da Cia. Razões Inversas, que passou pelo Teatro da Caixa em Curitiba e ganhou o APCA de melhor direção, além de indicação ao Shell.

Divulgação
O Pato Selvagem, do Ibsen, pela companhia Les Commediens Tropicales, de São Paulo.

Comparecem ainda uma leva de estrangeiros: o uruguaio Las Julietas, de Marianella Morena; o espanhol Kamchàtka, do grupo de mesmo nome; o americano Ode ao Homem que se Ajoelha, dos New York City Players; o alemão FatzerBraz, da andcompany &Co; o chileno Comida Alemana, de Cristian Plana; e o canadense Os Cegos, do Cie UBU Theatre.

Agosto
Seria a vez do Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Belo Horizonte, o Fit BH. Mas a situação por lá anda complicada. Os organizadores da mostra bienal chegaram a anunciar seu cancelamento (ou adiamento para 2011, sem data fixada), alegando que realizar o festival em anos pares (de Copa do Mundo ou Olimpíadas) estava ficando inviável, embora circule que as causas reais da crise são financeiras. Voltaram atrás, prometendo uma edição reduzida, sem os curadores antigos que pediram desligamento.

Divulgação
Federico Luppi e Adrian Navarro atuam em Por tu Padre, convidado ao Porto Alegre Em Cena.

Setembro
Mês do 17º Porto Alegre em Cena, no Rio Grande do Sul. Costumaz congregador de espetáculos de países do Mercosul, o Poa Em Cena já adiantou parte da sua programação no twitter (@festpoaemcena). Dois nomes que devem chamar a atenção este ano são o americano Bob Wilson (dos mais importantes e influentes encenadores vivos), com Happy Days, do Beckett; e o ator argentino Federico Luppi (do filme Elza e Fred), com a peça Por Tu Padre.

Tem mais: da Lituânia, vem O Idiota (Dostoiévski), dirigido por Eimuntas Nekrosius. E o curitibano Marcos Damaceno leva Psicose 4h48, com Rosana Stavis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]