• Carregando...
As aparências enganam
| Foto:

Arquivo pessoal

 

Ai vem a pergunta. O que são estas fitas coloridas aplicadas pelo corpo dos atletas profissionais e amadores que chamam tanto a atenção?

Para se ter uma ideia fui parada anos atrás pela aduana dos USA e tive que explicar sobre aqueles adesivos pretos no meu braço. Expliquei pacientemente que era apenas parte de um método fisioterápico para o tratamento uma tendinite no dedo polegar. Completei dizendo para não se preocuparem pois elas não ofereciam nenhuma ameaça ao país.

Estas fitas são chamadas kinesio tape. São fitas de fibra de algodão que contém uma cola acrílica impermeável que é ativada com o calor, e que, ao contrário do que se pensa, não contém medicamentos.

Mas para que servem afinal?

Para o alívio da dor de contraturas e espasmos musculares, pode também estabilizar uma articulação, por exemplo, uma entorse de tornozelo e, neste caso a fita serviria como um neo-ligamento.

A técnica pode ser usada também para melhorar o trabalho muscular e tirar dele desempenho. Esta técnica é tão comprovada que a União Ciclística Internacional proíbe a utilização das fitas adesivas Kinesio tape pelos atletas em competições oficiais por considerar uma forma de “dopping”. Elas realmente ajudam na ativação muscular.

Na estética também se utiliza esta técnica para trabalhos de drenagem linfática. Existe uma infinidade de benefícios retirados da Kinesio taping.

O kinesio taping é um método da fisioterapia relativamente novo, mas que está se tornando muito popular nos últimos anos especialmente no mundo do esporte.

Eu mesma já perdi a conta de quantas vezes já as utilizei como parte no tratamento fisioterápico de lesões. A lista de membros e regiões tratadas pelas fitas adesivas é longa. Começando pelos pés passando pelos joelhos, quadril, costas, ombros e mãos.

Arquivo pessoal

 

O foco principal deste texto é informar que kinesio taping não deve ser aplicada por profissionais sem o treinamento específico para este tratamento. Tampouco você mesmo deve faze lo. As fitas são facilmente compradas em farmácias e casas de produtos hospitalares mas se ela for aplicada de maneira inadequada além de ineficiente poderá ser até prejudicial. São bonitas e coloridas e não contém nenhum medicamento, mas não são inofensivas.

O método não consiste em simplesmente “aplicar” as bandagens. Para aplicar é necessário fazer um trabalho em conjunto (terapeuta e atleta) para iniciar corretamente o tratamento mais adequado.

Então com a palavra, Cid Araújo, Fisioterapeuta do Esporte.

Sobre os riscos da má utilização da técnica, Cid comenta que, por exemplo, se você for colocar em um músculo e aplica uma tensão maior do que deve, você pode fazer um hiper ativação deste músculo e se você for praticar uma atividade física, pode fadigar precocemente. Em uma estabilização articular, pode apertar demais e fazer uma diminuição da circulação local.

E as cores? Tem alguma função? Sim. Chamar a atenção…divertir, enfeitar. As cores nada influem no tratamento através da bandagem.

Arquivo pessoal

 

Eu perguntei ao Cid quanto tempo em média dura a eficiência da fita aplicada. Ele me respondeu que ela pode ficar colada em você por até cinco dias, mas a eficiência do tratamento dura de dois a três dias.

Perguntei também se apenas atletas podem se utilizar desta técnica. Ele disse que você pode usar em qualquer situação e em qualquer pessoa. Ele, inclusive, atende pessoas com uma série de patologias que não são atletas. São pessoas, por exemplo, que tratam torcicolos, tendinites e bursites.

Os atletas chamam mais atenção porque usam aquelas cores mais vivas e vibrantes, mas existem “tapes” da cor da pele que ficam na medida do possível, discretos.

Quanto ao preço das fitas. Em Curitiba varia entre R$ 60,00 e R$ 100,00.

A utilização deste recurso é fantástico. Incrível como alivia a dor e proporciona grande conforto na região da lesão, mas como nos disse Cid, ela é apenas uma técnica complementar do tratamento fisioterápico do paciente.

Existem estudos que indicam que a redução da dor proporcionada por kinesio taping foi semelhante ou até superior a outras intervenções, não representando motivo para que esse seja o principal tratamento de escolha, sendo considerada técnica adjunta.

Treine com moderação, mas se você se empolgar e se machucar a kinesio taping pode te dar uma boa ajuda.

Bons treinos e bom final de semana!

Cynthia Duarte – Atleta profissional de ciclismo por 20 anos, atualmente triatleta.

Facebook Fanpage – https://www.facebook.com/cynthiaduartebike

Instagram – @cybike

ciclismocampeao@outlook.com

www.ciclismocampeao.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]