*

Enkontra.com
Blog Palpite de Alice

Az-zait Arabian: Culinária árabe em ambiente descolado

Az-zait Arabian Prato do Dia Arroz Marroquino por Lorenzo Bernardi
Arroz Marroquino | Foto: Lorenzo Bernardi
Az-zait Arabian Decoração por Lorenzo Bernardi

Foto: Lorenzo Bernardi

O Az-zait

Um dos insumos mais utilizados na culinária árabe – o azeite – é a inspiração que nomeia este descolado restaurante árabe localizado na Alameda Prudente de Moraes, rua que promete repaginar a cena gastronômica em Curitiba.

Az-zait Cardápio por Lorenzo Bernardi

Cardápio | Foto: Lorenzo Bernardi

O espaço pequeno é um contraponto com a grande experiência do Chef que assina o cardápio do Az-zait. Luiz Domingues foi Chef do Al Dar, Sous Chef do Boulevard e Chef do Castelo do Batel por 6 anos. Agora é Chef do Az-zait, seu próprio restaurante que tem sido um sucesso pelo terceiro ano consecutivo.

Az-zait Arabian Cozinha por Lorenzo Bernardi

Foto: Lorenzo Bernardi

As cadeiras azuis na calçada e as tagines coloridas que ficam na janela da cozinha chamam a atenção de quem passa pela rua. A decoração é convidativa e a experiência também. O cardápio fica na parede ao lado da cozinha que divide espaço com o salão.

Az-zait Arabian Exterior por Lorenzo Bernardi

Foto: Lorenzo Bernardi

O que pedir

O carro chefe do Az-zait é o combinado quente: arroz com lentilha, kafta, frango, salada e batata. Um prato que vale a pena pedir como entrada para dividir com outra pessoa é o combinado frio: kibe cru, coalhada seca, babaghannuj, homus, tabule e pão sírio.

Az-zait Arabian Combinado Frio por Lorenzo Bernardi

Combinado Frio | Foto: Lorenzo Bernardi

Entre os clássicos da culinária árabe estão: esfiha, kibe frito, kafta, falafel, entre outros. Entretanto, se você quiser algo mais fora do comum e diferente do que nós brasileiros estamos acostumados a pedir em restaurantes arábes, a minha dica é pedir o prato do dia, que varia entre frango tunisiano (frango com molho a base de azeitonas e tomate, com trigo integral), fattet (cozido de grão de bico com frango, coberto com molho de coalhada e pão torrado), arroz marroquino, entre outros.

Az-zait Arabian Prato do Dia Arroz Marroquino por Lorenzo Bernardi

Arroz Marroquino | Foto: Lorenzo Bernardi

Um prato que tem gostinho de infância para aqueles que são habituados a comer comida árabe é o tradicional prato libanês Chich Barak: capeletti cozido no molho de coalhada. É um prato bem aromático, ideal para quem gosta de especiarias.

Az-zait Arabian Chich Barak por Lorenzo Bernardi

Chich Barak | Foto: Lorenzo Bernardi

Curiosidades

Além da decoração árabe, referências espanholas decoram as paredes do Az-zait. Numa moldura estão um par de castanholas e um leque, relíquias de mais de 80 anos que pertenciam à mãe do Chef Luiz. O Chef conta com o apoio da família para comandar o restaurante: sua esposa Nelsi e os filhos Dyego e Jolyne. Embora muitos clientes pensem que a família tem origem árabe, o Chef Luiz é de origem espanhola!

Onde fica

O Az-zait Arabian fica na Alameda Prudente de Moraes, 1168, Centro, Curitiba – PR. Atende de Segunda à Sexta das 11:30 às 14:00, Terça à Sexta das 18:30 às 22:00 e aos Sábados das 12:00 às 14:30. Aceita reservas para o período da noite.

Aos Leitores

Se quiser entrar em contato para dúvidas, dicas ou críticas, clique aqui! Para ver mais posts sobre estilo de vida clique aqui. Use a hashtag #DicaDoLorenzo para ter as suas fotos nos lugares que eu indico veiculadas aqui no blog!

Lorenzo Bernardi para Palpite de Alice Gazeta do Povo

Por Lorenzo Bernardi