*

Enkontra.com
Blog Palpite de Alice

Botanique: Café, Bar e Plantas

Botanique Café Bar e Plantas por Lorenzo Bernardi
Entrada do café com plantas e decoração urban jungle
Foto: Lorenzo Bernardi

Café, Bar e Plantas

Negrita, Borealis e muito trabalho duro são a fórmula do sucesso das três girlbosses que tornaram o Botanique um dos lugares mais cool de Curitiba. A parceria entre o restaurante e a loja de plantas resultou num refúgio do dia a dia onde você pode se reconectar com a natureza e experimentar um menu inspirado livremente na gastronomia espanhola e latina, acompanhado de “cocteles” ou café. Patricia Belz, Patricia Bandeira e Juliana Girardi se uniram para concretizar uma ideia que até então só existia dentro dos nossos imaginários.

Botanique Café Bar e Plantas por Lorenzo Bernardi

Foto: Lorenzo Bernardi

Antes de se tornar Botanique, a Borealis era uma loja de plantas que parecia um pequeno jardim secreto, tão agradável que as pessoas tinham vontade de ficar horas apreciando cada detalhe. Foi então que Patricia Belz teve a ideia de expandir o seu negócio e convidar para embarcar nessa aventura Patricia Bandeira, amiga e dona do Negrita, e Juliana Girardi, que já trabalhava há anos no restaurante. O Botanique se tornou um hit e a essência permanece a mesma — muito provavelmente bem guardada sob uma redoma de vidro!

Botanique Café Bar e Plantas por Lorenzo Bernardi

Foto: Lorenzo Bernardi

A sensação de quando você entra no lugar é de que cada cômodo conta uma história. A riqueza está nos detalhes do estilo urban jungle. O ambiente projetado pela Mocca Arquitetura sintoniza perfeitamente com os móveis antigos da família de Juliana. Nas paredes, as cores Esmeralda, Marsala e Rose Quartz se mesclam com uma seleção de plantas suspensas que dão vida à decoração.

Botanique Café Bar e Plantas por Lorenzo Bernardi

Foto: Lorenzo Bernardi

O piso estava esperando para ser descoberto. Antes do Botanique, neste imóvel funcionava um salão de beleza, por isso o chão de madeira original do Edifício Carmen havia sido coberto por um revestimento vinílico. Para a surpresa das sócias, ao retirá-lo foi descoberto que a maior parte ainda podia ser reaproveitada. Para os clientes se sentirem confortáveis, é possível comer nas mesas, sofá, namoradeiras e até no pátio comunitário do edifício, que foi revitalizado pelo Botanique.

Botanique Café Bar e Plantas por Lorenzo Bernardi

Foto: Lorenzo Bernardi

A proposta da Borealis é levar aos seus clientes plantas de fácil manutenção para apartamentos e pequenos espaços. A loja fica ao fundo, com diversas opções de plantas, terrários e acessórios. A curadoria da Patrícia Belz é realmente incrível e conta com Marantas, Tilandsias, suculentas e outras plantas fora do comum que são escolhidas a dedo.

Botanique Café Bar e Plantas por Lorenzo Bernardi

Foto: Lorenzo Bernardi

Cachepots, gravuras, bordados e cerâmicas feitas à mão também estão entre os itens vendidos na loja. Existe uma grande preocupação em valorizar o design e produtores locais, por isso Patrícia conhece a história por trás de cada produto vendido em sua loja.

Botanique Café Bar e Plantas por Lorenzo Bernardi

Foto: Lorenzo Bernardi

Um antigo mostruário de farmácia foi transformado em caixa, onde são finalizadas as compras e preparados os presentes. As suculentas e os cactos colecionáveis são uma ótima opção para quem quer plantas pequenas e fáceis de cuidar. As espécies de Maranta são uma boa ideia para aqueles que procuram uma planta diferente e de tamanho médio. Já as Costelas de Adão e os Ficus são plantas maiores e, de acordo com Patrícia, uma tendência para quem gosta do urban jungle. Os valores dependem de como você monta a sua planta. Há uma grande diversidade de cachepots em materiais como tecido, cerâmica, tricot e até trançado.

Botanique Café Bar e Plantas por Lorenzo Bernardi

Foto: Lorenzo Bernardi

O Cardápio

Elaborado por Patrícia Bandeira com contribuição e execução da Chef Simone Massuquetto, o cardápio conta com os favoritos do Negrita, como as empanadas e os tapas. Pequenas porções que possibilitam conhecer todo o cardápio, entre os tapas estão a Carbonada criolla, Setas al ajillo, Guiso de frutos del mar e Pastel de cangrejo.

Uma boa pedida são os desayunos. O meu favorito é o Desayuno Completo: ovos fritos ou mexidos, bacon grelhado, feijão refrito, tomate e cebola roxa grelhados e fatias de pão integral. Também é possível optar pela versão vegetariana ou vegana.

Botanique Café Bar e Plantas por Lorenzo Bernardi

Foto: Lorenzo Bernardi

As Picadas são pequenos aperitivos, como o Combinado de Charcutería: Chorizo ibérico, copa de lombo curada e presunto cru tipo speck da Salumeria Monte Bello, empresa familiar da região de Curitiba, com produção limitada e atenção na proveniência da matéria-prima. A dica é pedir com Pan ou Pan con tomate (Pão Orgânico Escher com polpa de tomate, alho e azeite de oliva extra virgem).

As Papas são batatas e tortillas em várias versões, como a Papa ao Murro (Batatas ao murro servidas com aioli de lemon pepper e ervas) e a Papas A Lo Pobre (batata em fatias confiadas em azeite de oliva com cebola e pimentão verde, finalizada com ovo frito e páprica doce, sendo possível adicionar chorizo ibérico ou cogumelos por um valor adicional). A Tortilla é uma omelete espanhola de batatas, cebola e pimentão verde.

As saladas não ficam pra trás, entre elas a salada de Frijoles y calabacín (salada quente de feijão cavalo branco, abobrinha grelhada, brócolis em rama, abacate, pepino, ervilha e azeitona preta com pesto de manjericão, hortelã e castanha do pará) e a salada Garbanzo Marroquí (salada quente de grão de bico com tomate cereja e cebola confitados, espinafre, azeitona preta, tâmara e amêndoas, temperada com xarope de romã, limão siciliano, canela, páprica doce e defumada). As saladas frias normalmente não são servidas no inverno.

As sobremesas são pequenas e delicadas. Os meus favoritos são a Crema Catalana (versão catalã do crème brûlée) e o Rogel (massa folhada, nata e doce de leite).

Botanique Café Bar e Plantas por Lorenzo Bernardi

Foto: Lorenzo Bernardi

A carta de bebidas e cocktails tem muita personalidade, apesar de ser enxuta. Há diversas opções de drinks com Bourbon, Pisco, Tequila, Vodka e Gin. Se os ingredientes estiverem disponíveis, você pode pedir o drink que quiser! Os espumosos se destacam no cardápio. São xaropes feitos na casa com frutas e ervas naturais, podem ser servidos com espumante ou água com gás. Os sabores são: Limonada Rosa (morango, suco de cranberry e limão siciliano, açúcar e menta), Fruta de la Pasíon y Jengibre (maracujá, gengibre, limão siciliano e açúcar) e o famoso Aperol Spritz. Além disso, a carta também conta com vinhos, sucos naturais, cervejas artesanais, entre outros.

Uma visita ao Botanique é uma experiência sensorial. É uma coletânea de lembranças somada à uma busca por lugares diferentes e novas aventuras. É o lugar ideal para celebrar momentos de bem-estar. Seja acompanhado de pessoas especiais ou desfrutando de sua própria companhia, no melhor estilo bon-vivant.

Botanique Café Bar e Plantas por Lorenzo Bernardi

Foto: Lorenzo Bernardi

Onde fica

O Botanique Café Bar Plantas fica na Rua Brigadeiro Franco, 1193 – Mercês, Curitiba – PR. Funciona das 10:00 às 23:00 de Domingo a Quinta e das 10:00 às 00:00 nas Sextas e Sábados.

Para ver mais posts como esse, acesse o meu blog clicando aqui!

Para entrar em contato, clique aqui.

Lorenzo Bernardi para Palpite de Alice Gazeta do Povo

Por Lorenzo Bernardi