• Carregando...
Carnaval com saúde
| Foto:

O carnaval está chegando e muita gente já está com as fantasias e os abadás em mãos para curtir os quatro dias de festança. Mas é preciso estar preparado para aguentar o pique de tanta diversão e, em seguida, encarar a volta à rotina de trabalho, casa, família, estudos…

Visual Hunt

 

Para ter preparo físico e aguentar a folia, o ideal é que se tenha uma boa capacidade aeróbica. Resistência muscular e flexibilidade também são bem-vindas.

Que o diga Daniela Mercury, que passar 7 horas diárias em cima do trio elétrico. Para garantir o fôlego, a artista intensifica os treinos que antecede o carnaval.

Uma dieta equilibrada, que inclui frutas, legumes e bastante água também e muito importante.
Uma das medidas é evitar alimentos gordurosos para não sobrecarregar o fígado e não ter sonolência. A saída é dar preferência para carnes magras, legumes, frutas e carboidratos integrais.

É recomendável também evitar café e bebida alcoólica, principalmente de estômago vazio, e caprichar na água mineral, água de coco e suco de frutas naturais para manter o corpo hidratado. Vale lembrar que manter o sono mais próximo do adequado também ajuda a ter disposição para enfrentar a maratona carnavalesca.

Vale lembrar que a boca é porta de entrada para bactérias e vírus. Para quem a usa de forma displicente é importante saber que cerca de dois bilhões de bactérias habitam uma única gota de saliva. Ou seja, um “beijo de língua” pode acabar sendo prejudicial.
Para evitar esses problemas, uma vida sem excessos é o melhor caminho. Como se trata de um vírus, é importante que o indivíduo tenha boa resistência imunológica, alimente-se e durma bem, consuma complementos vitamínicos e outros. Segundo a estomatologista Maria Carmélia Sampaio, consultora da ABO, o mesmo vale para outras doenças que podem ser transmitidas pelo beijo, como tuberculose, hepatite e sífilis. Uma higienização oral frequente ajuda a evitar outros problemas, como a transmissão de cárie, que também se aproveita da troca de salivas.

Na contramão da folia, para muitas pessoas o carnaval é momento de introspecção, desintoxicação e revitalização. São muito comuns nesse feriado os retiros voltados para o autoconhecimento e a reflexão!
Mas o mais importante na sua escolha é não deixar de lado o cuidado com a própria segurança. Camisinha sempre!!
Depois dos diversos excessos que cometemos no Carnaval, vem a hora de desintoxicar o organismo para o início de um novo ciclo, quando de fato o ano começa.
A Naturologia oferece tratamentos para desitoxicar e revitalizar o organismo quando a quarta-feira de cinzas chegar. Com o uso de fitoterápicos, ventosas e óleos essenciais, são possíveis os seguintes benefícios:

– Diminuição da retenção líquida
– Melhora do sistema digestivo
– Liberação de toxinas do organismo
– Alívio de dores musculares

Vão algumas dicas bem práticas para quem vai pular o carnaval!

• Prepare-se para seu programa, não só pensando na roupa ou fantasia que vai usar, mas quando, onde e como vai se alimentar. A bebida pode te ajudar a descontrair e brincar, mas se passar da medida vai estragar sua festa. Alimente-se bem e beba muita água!
• O sono fora de hora por alguns dias vai mudar todo seu ritmo e humor. Tenha consciência de que precisa se recuperar após o feriado, tente não dormir de dia logo que tiver pela frente uma noite inteira para dormir.
• Aproveite estes dias quando todos estão expansivos e extrovertidos para fazer amigos, conhecer mais pessoas e ampliar seu círculo social.
• Vivencie com consciência sua sensualidade e aproveite de maneira saudável. Dance, beije, namore, mas com responsabilidade. Camisinha sempre!
• Não se exponha a riscos! Brinque num ambiente alegre e festivo, livre de brigas, situações violentas e excesso de álcool.

Por Luciane Werneck Botelho

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]