*

Enkontra.com
Blog Palpite de Alice

Cleriquot: Time to celebrate

Cleriquot
Cleriquot

Cleriquot

O nome da casa fala por si só. Cleriquot (ou Clericot) é um tipo de ponche, refrescante e de origem misteriosa. Feito à base de vinho branco ou espumante, frutas e açúcar, há inúmeras releituras da bebida ao redor do mundo. Alguns dizem que surgiu na França, no século XIX, composto de xerez, brandy, suco de limão e soda, e que foi levado para a Argentina e Uruguai, onde a receita foi modificada e se tornou um ícone. Outros dizem que a verdadeira origem vem da Índia Britânica, sendo uma criação dos ingleses para combater o calor.

Independente de qual seja a sua verdadeira origem, o Cleriquot conquistou o paladar de muitas pessoas e agora é o nome de um badalado bubble bar em Curitiba. Em um ambiente aconchegante e intimista projetado pela designer de interiores Alessandra Gabardo, a casa serve os melhores rótulos, como Dom Pérignon, Moët & Chandon e Veuve Clicquot.

Fachada bubble bar Cleriquot / O que fazer em Curitiba por Lorenzo Bernardi

Cleriquot | Foto: Marcos Calomeno

Fábio Arasanz, proprietário da casa, explica que a ideia é se soltar e celebrar a vida. Após os clientes jantarem, as luzes vão diminuindo e o DJ agita com um mix de música eletrônica, jazz, blues e MPB. Assim como no Bagatelle, os clientes podem dançar até em cima dos sofás! “Estamos preparados para receber grandes DJs do cenário nacional e internacional. O Cleriquot é um espaço que vai surpreender até quem frequenta as melhores casas ao redor do mundo”, revela Arasanz.

Design de interiores do cleriquot / O que fazer em Curitiba por Lorenzo Bernardi

Cardápio

No que se refere às bebidas, os vinhos e espumantes têm o destaque principal. A casa também serve cocktails, o famoso Cleriquot e apresenta uma variada carta de destilados.

Cocktails do Cleriquot / O que fazer em Curitiba por Lorenzo Bernardi

O menu é assinado pelo chef Fábio Mattos, famoso por seu talento na culinária molecular e proprietário do restaurante Poco Tapas. Entre as entradas para compartilhar entre amigos estão o Tacoshimi (massa crocante, salada oriental, guacamole, creme leve de wasabi coberto com atum marinado e selado com caviar de shoyu), o Tartar de Mignon (mignon picado servido sobre panqueca de milho verde e espuma de azeite de oliva trufado), o Bolinho de Carne Cleriquot (bolinho de carne defumado com foie gras selado na manteiga acompanhado de cebola caramelada ao vinho e crispy de alho-poró) e a Surpresa Brie (queijo brie com purê de framboesa enrolado em massa phyllo crocante e coberta com espumante).

Surpresa Brie / O que fazer em Curitiba por Lorenzo Bernardi

Surpresa Brie | Foto: Marcos Calomeno

Para o prato principal, há opções como o Mignon ao Boursin (filé mignon recheado com queijo boursin caseiro, enrolado em bacon defumado e servido com batatas rústicas, molho demi-glace, mostarda de sementes e crispy de alho-poró), o Frango Cleriquot (peito de frango coberto com tomate, muçarela, alcaparras e molho de espumante, tudo sobre uma camada de espinafre sauté em azeite de oliva) e o Fettuccine Belvedere (fettuccine ao molho de vodka Belvedere, com tomate picado, alho, cebola, manjericão e espinafre). As sobremesas são a Torta de Banana Desconstruída e Apple Pie Cleriquot, que é servida em formato de uma flor.

Onde fica

O Cleriquot fica na Praça Espanha, Alameda Carlos de Carvalho, 1262 – Batel. Funciona de Quarta a Sexta-feira, das 18h à 01h, aos Sábados das 15h às 02h e aos Domingos das 15h às 21h.

Lorenzo Bernardi para Palpite de Alice Gazeta do Povo

Para ver mais posts como esse, clique aqui!

Por Lorenzo Bernardi