É retro ou vintage? - Palpite de Alice
Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
Blog Palpite de Alice

É retro ou vintage?

Em sua tradução literal a palavra francesa rétro denomina o que é antiquado. Porém, o termo foi emprestado pela Moda, em meados de 1960, para dar nome às releituras de roupas antigas, ou seja, peças novas inspiradas nas décadas passadas. Diferente disso o termo em inglês vintage refere-se a peças antigas, produzidas em décadas anteriores e que conservam suas características originais. Essas são itens de colecionador e clássicos que, quando deixam de ser herança de família, podem ser encontrados em leilões ou brechós.

Anúncio da Moda na revista Vogue em 1967 (crédito: Classic film Flickr via Visualhunt)

 

Vale lembrar que ambos os termos são usados também em outras áreas, não apenas na moda, e que o valor de produtos vintage vai além do monetário. Esses modelos carregam o status de exclusivos em uma época onde o fast fashion e a reprodução de modelos de marcas renomadas (roupas e acessórios inspired) nos torna cada vez mais iguais no vestir.

Portanto, não confunda: a nova bolsa “sessentinha” de sua marca favorita é retrô, o modelo que herdou da sua avó, esse sim, é vintage.