*

Enkontra.com
Blog Palpite de Alice

Foco somente no próximo passo

Crédito Visualhunt
Próximo passo

Quantas vezes já dissemos que segunda-feira ia ser diferente, íamos começar de verdade com a dieta e mudar os hábitos? aquela vai ser a última vez com certeza que vamos ter hábitos não saudáveis e vai ser diferente, pois nossa mente agora está mudada e com muito foco em se concentrar na alimentação e em um novo estilo de vida natural e saudável nova. Ao invés de começarmos hoje mesmo, sempre acabamos deixando para segunda-feira, para o início do mês, para depois do feriado e assim por nunca chega a data para iniciar.

Com as finanças não é nada diferente. Sempre falamos que semana que vem não vamos mais gastar nada, que mês que vem o cartão de crédito não vai mais ser usado e que não faremos mais compras por impulso. Passa um mês, passa um semestre, passam-se anos e nada mudou. Porque isso acontece?  porque não conseguimos manter nossas promessas?

Na verdade o motivo é bem mais simples do que gostamos de filosofar.

Passamos uma vida inteira fazendo as mesmas coisas, repetindo sempre os mesmos comportamentos e hábitos. Até que um dia acordamos e dizemos hoje tudo vai ser diferente e não seremos mais aquela pessoa de antes. Até conseguimos fazer as coisas de uma maneira muito diferente e tentando seguir a trilha que nós mesmos traçamos para nossa nova vida, porém é muito difícil continuar mantendo sempre a linha pois precisamos ficar eternamente cuidando para não deslizar amo se não sairmos da trilha em nenhum momento. Por exemplo, em uma dieta resolvemos cortar o carboidrato à noite, cortar o açúcar e os refrigerantes, aumentar a ingesta de proteínas e iniciar na academia, tudo começando de uma vez só. Quando em um dia acabamos deslizando e fazendo algo que não era para fazer, como comer uma sobremesa, já vem um caos em nossa cabeça, uma culpa grande, um desânimo, sensação de que nada mais vai dar certo e que dá para jogar tudo fora, porque afinal se já errou em uma coisa, pode deixar todo o resto desandar junto também. Quem nunca passou por uma situação assim, de largar mão de tudo que estava fazendo certo porque uma única vez fez algo de errado? Eu sei que para mim a dieta sempre foi assim.  pisei na bola hoje e isso já me dava direito para continuar pisando na bola até a próxima Páscoa!

Porém o que eu aprendi a pouco tempo atrás é que se eu quero mudar algo eu preciso começar mudando uma única coisa só e não querer assumir hábitos de uma vida que eu nunca tive até ali. Então, percebi que se quero levar a sério e realmente incorporar coisas boas na minha vida, precisa ser com um único e pequeno passo e posso começar dando hoje mesmo. Em relação a dieta há 5 anos atrás eu decidi que não iria mais tomar refrigerante e somente isso que eu resolvi tirar da minha vida naquele momento. Não estava focada em cortar mais carboidratos, doces ou sair por aí correndo uma maratona. O foco era única e exclusivamente retirar o refrigerante. Deu tão certo que até hoje nunca mais tomei um único gole e o melhor, não sinto a menor falta disso.

Nas finanças tem que ser exatamente assim também. O foco não tem que ser em não ter dívidas, poupar, ter reserva de emergência, investir e ter renda passiva. Tem que ser somente uma única coisa, um único objetivo por vez. É importante que você saiba qual é esse objetivo que você pode mudar hoje. Se é quitar dívidas, ótimo, foque 100% nisso e esqueça o resto. Se é economizar, foque tão somente isso e assim por diante.

Ao invés de focarmos em uma única coisa para mudar, queremos fazer grandes mudanças de uma vez só. Queremos ser o oposto de quem éramos ontem e isso tem tudo para não dar certo. Descubra qual é esse passo, qual é essa pequena mudança que você pode fazer hoje e abrace isso com a maior vontade do mundo. Garanto que cada passo que você dá com foco e determinação, irá construir um chão muito mais sólido e firme para seus próximos passos.