• Carregando...
Pantone?
| Foto:

De tempos em tempo as cores indicadas pela Pantone ganham os sites e publicações de moda. Basta que a empresa divulgue uma nova lista para que jóias com pedras em tons próximos aos indicados, bolsas, sapatos e editoriais de moda que “vestem” as cores divulgadas saltem aos nossos olhos. Mas afinal: o que é essa tal Pantone?

Pantone Inc. é uma empresa norte americana que nasceu em 1962 com o objetivo de fabricar cartões de cores para indústrias de cosméticos. Já no ano seguinte, a empresa passou a produzir as Guias Pantone, cartões com uma série de cores e tonalidades especificadas através de números. O objetivo das guias é universalizar as cores de modo a conseguir regularidade e padrão na produção de produtos que levam cada uma delas, independentemente do local onde serão produzidos. Constantemente adaptando seus sistemas e tecnologias, a Pantone é reconhecida por criar processos que tornam possível a reprodução precisa de cores não apenas em impressões, mas nas áreas de design, arquitetura, indústria automobilística, artes plásticas e muitas outras.

Pantone + Sephora (crédito: divulgação)

Pantone + Sephora (crédito: divulgação)

Após consagrar-se como autoridade no universo das cores, a Pantone criou, em 1986, o Pantone Color Institute, um escritório de tendências que detecta, através de um cuidadoso trabalho de coolhunting, as preferências dos consumidores para os próximos anos.  Desde o ano 2000, a empresa divulga a cor do ano seguinte, guiando decisões de importantes empresas não apenas no universo da moda em todo o mundo.

Para fixar-se como importante propagadora de tendências de moda, a Pantone associou-se à importantes marcas, como a norte americana GAP, produzindo coleções inspiradas em suas famosas escalas. As camisetas GAP confeccionadas com cores selecionadas foram apresentadas em displays personalizados como escalas Pantone nos principais pontos de venda da marca, reforçando ainda mais sua inconfundível identidade inconfundível

No Brasil, a grife carioca FARM apresentou sua parceria com a Pantone em 2012: uma coleção com um amplo mix de produtos que iam de roupas e acessórios, entre eles, os também mundialmente conhecidos chinelos da Havaianas, à bicicleta e prancha de surf. Excelência e posicionamento fazem com que a Pantone seja, muitas vezes, a própria tendência.

Pantone + FARM (crédito: divulgação)

Quer ler mais sobre Moda? Além da coluna sobre estilo e tendências, às quintas-feiras aqui no Palpite De Alice, falo sobre moda e casamento no blog Vou Casar, e Agora? e divido descobertas sobre diferentes faces do universo fashion em meu blog pessoal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]