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Blog Palpite de Alice

Vai correr amanhã? Prepara hoje!

Amanhã é dia da Corrida e Caminhada do Clube da Alice 2017 e, tanto para as que vão estrear em corridas de rua, ou para as que já têm experiência nestas provas, as 24 horas que antecedem o dia da prova são fundamentais para se atingir o máximo do rendimento desejado. Seja este desejo para descontração entre amigos – diversão – ou de desempenho.

Resolvi conversar com o professor de Educação física e triatleta Otavio Tavares – para passar algumas dicas pré-prova para que as “Alices corredoras”  tenham uma boa corrida ou caminhada!

O Jantar da véspera da prova : Faça uma refeição conforme de costume. Um jantar leve e que não seja ingerido muito próximo ao horário de dormir, para possibilitar uma boa digestão. A dupla “macarrão & frango” é uma boa pedida para quem ir pelo caminho mais fácil e certeiro de uma alimentação pré-evento. As massas em geral são sempre bem-vindas, porém sem o exagero em molhos e condimentos. Simplicidade é a dica!

O Café da manhã : Comer o que está habituado, evitar lácteos que costumam gerar um desconforto gástrico com o balanço ( o chacoalhar ) da corrida. Deve ser ingerido pelo menos 2 horas e meia antes do horário de largada. Caprichar na hidratação e calcular um tempo extra antes da largada para ir ao banheiro  – para evitar surpresas pelo caminho.

Créditos da foto: Arquivo pessoal de Otavio Tavares

Para os 30 minutos que antecedem a hora da largada, alguns cuidados gerais:

  • Usar cremes protetores para evitar o atrito da roupa com a pele.
  • Fazer um aquecimento leve e progressivo adequado ao horário de largada.
  • O alongamento deve ser de forma geral para o corpo todo, mas somente para liberar a musculatura. Nada intenso ou com movimentos os quais você não esteja acostumado.

Uma dica: O tênis, a roupa e o par de meias que você irá utilizar no dia da prova nunca devem ser usados sem terem sido previamente testados por você.

Concentrar-se é sempre a dica mais importante para os últimos minutos antes da largada. Ficar em silêncio e respirar várias vezes profundamente. Fazer mentalmente o percurso e, se preparar para – acima de tudo – se divertir!!!

Durante a prova a hidratação deve ser de pelo menos 100 mililitros de água para cada 15 minutos de corrida. Nos primeiros 5 minutos de corrida, ir gradativamente encaixando o ritmo, sem atropelos! Na medida em que o corpo for aquecendo, avaliar se deve aumentar o ritmo,  sempre dividindo os esforços durante a prova.

Professor Otavio Tavares – Professor de Educação Fisica, CREF 004053-G/PR, Especialista em Fisiologia do Exercício, Personal Trainer em academias de Curitiba, triatleta desde 1991.Contato: otaviotavares01@gmail.com

Boa prova e boa diversão, pessoal !!!

Sou Cynthia Duarte, fui ciclista profissional por 20 anos e hoje escrevo para informar e incentivar a prática esportiva e o exercício físico para ganho na qualidade de vida dos leitores.