• Carregando...
Foto: VisualHunt
Foto: VisualHunt| Foto:
Foto: VisualHunt

Foto: VisualHunt

Em um sucesso dos anos 1980, o grupo Kid Abelha e o cantor Leo Jaime lamentavam não achar a fórmula do amor. Bem, talvez eles não tenham procurado direito, pois ela existe desde os anos 1950, como conta reportagem do site Quartz.

Segundo a “teoria da parada ótima”, atribuída ao matemático norte-americano Merrill Flood (embora não haja certeza de que tenha sido realmente ele a criar), o segredo é deixar passar 37% das suas primeiras opções e escolher a próxima boa opção.

Os matemáticos apontam que esta conta pode resolver questões em que se deve fazer uma escolha entre um número de opções determinadas. Eles exemplificam com o caso em que alguém precisa contratar uma secretária — por isso também recebe o nome de “Secretary Problem” — ou o par ideal para casar — e é aqui que entramos.

Para chegar a este número, a teoria diz que deve se tomar como base uma divisão das opções pelo logaritmo natural, um número que é 2,718281828459045. Isso dá uma ordem de 0,37 e resulta, em porcentagem, no número 37%. Técnico demais, não? Na prática, é mais ou menos isso:

Passo 1: como é impossível saber quantas pessoas você namorará na vida, use uma projeção em termos de anos.

Passo 2: se você começou a namorar aos 18 anos e pretende estar casado aos 35, calcule o tempo que equivale a 37% destes 17 anos de vida solteira. Ou seja, pouco mais de seis anos.

Passo 3: o amor (matemático) da sua vida será o par a que você estiver ligado aos 24 anos (ou por volta disso). Mas é importante que você o considere melhor do que os anteriores.

Obviamente, a vida real não é tão calculável. Portanto, o melhor mesmo pode ser, assim como sugere a música citada no início deste texto, esperar que o cúpido faça o trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]