• Carregando...
“O Globo” errou ao informar que Temer combinou propina a Cunha
| Foto:

Pelo estardalhaço das notícias do colunista Lauro Jardim em O Globo, parecia que Temer e Joesley Batista tinham acertado detalhes da mesada para manter Eduardo Cunha calado. Seria um crime grave, que justificaria o afastamento de Temer. Mas a gravação está longe de deixar claro que Temer concordou com alguma propina:

BATISTA: Isso. Isso. Esse negócio dos vazamentos, o telefone lá do [inaudível] com Geddel, volta e meia citava uma coisa meio tangenciando a nós, a não sei o quê. Eu tô lá me defendendo. Como é que eu… O que que eu mais ou menos dei conta de fazer até agora. Eu tô de bem com o Eduardo, ok?

TEMER: Tem que manter isso, viu? [inaudível]

BATISTA: [falando mais baixo] Todo mês…

TEMER: [inaudível]

Como na Operação Carne Fraca, teve fumaça demais pra pouco fogo. Mas desta vez com consequências mais desastrosas para a economia. Ao contrário do que Lauro Jardim informou, a conversa não prova a combinação de propina.

O trecho mais constrangedor da conversa não é esse, mas aquele em que Joesley conta ter ajuda de juízes e tem um procurador como informante:

BATISTA: Isso, isso, é, é investigado. Não tenho ainda a denúncia [contra ele]. Aqui eu dei conta de um lado, o juiz, dar uma segurada, do outro lado, o juiz substituto, que é um cara que fica…. [inaudível] Tô segurando os dois. Consegui um procurador dentro da força tarefa, que tá, também tá me dando informação. E lá que eu tô para dar conta de trocar o procurador que tá atrás de mim. Ô, se eu der conta, tem o lado bom e o lado ruim. O lado bom é que dá uma esfriada até o outro chegar e tal. O lado ruim é que se vem um cara com raiva, com não sei o quê…

TEMER: [inaudível] ajudando.

Diante dessa declaração, um estadista interromperia a conversa, mandaria o rapaz embora e anunciaria ter ouvido do próprio Joesley que há procuradores ajudando investigados.

Se Temer não fez isso, é porque não quis perder a confiança de Joesley Batista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]