• Carregando...
“Bitcoin a 32 dólares é bolha”, disse a Forbes em 2011
| Foto:

O preço do bitcoin teve uma alta histórica nesta segunda-feira: ultrapassou 3400 dólares. Esse recorde faz morderem a língua muitos analistas que poucos anos (e meses) atrás previram a queda do preço e até o fim da onda das criptomoedas.

“Está cada vez mais claro que o recorde de 32 dólares neste 8 de junho representa o pico de uma bolha especulativa que está aos poucos estourando”, disse o colunista de tecnologia Timothty B. Lee na Forbes em 7 de agosto de 2011.

“Estamos testemunhando a bolha das tulipas em tempo real”, disse Art Cashin, diretor de operações do banco UBS, em 3 de abril de 2013, quando o bitcoin custava 140 dólares. Sete meses depois, a moeda pela primeira vez ultrapassaria os mil dólares.

Para ser justo com esses analistas, é preciso dizer que quando eles fizeram essas previsões era difícil considerar racional a evolução do preço do bitcoin.

Até o começo de 2010, a moeda simplesmente não tinha valor. Em 17 de maio daquele ano, quando um americano comprou uma pizza por 10000 bitcoins (o equivalente hoje a 34 milhões de dólares), o negócio parecia uma pechincha, pois na época o bitcoin custava menos de meio centavo de dólar.

Mas fechou 2010 em 36 centavos. Em fevereiro de 2011, alcançou a paridade com dólar. Em maio já custava 9 dólares; em junho triplicou em só uma semana, chegando a 27 dólares. Por mais consistência que o bitcoin mostrasse, era claro que o comportamento irracional e a euforia de investidores guiavam o preço, ou seja: uma bolha se formava.

E ela estourou. Depois de um recorde de 31 dólares em 8 de julho de 2011, o preço do bitcoin despencou para dois dólares em dezembro de 2011. Só em março de 2013 a moeda voltou ao patamar dos 30 dólares, quando mais uma bolha se formou.

Em abril de 2013, mês em que o analista do UBS comparou o bitcoin à mania das tulipas da Holanda do século 17, a moeda tinha triplicado de valor em duas semanas. Muita gente comprava bitcoin só porque outros estavam comprando. Mas uma hora não teve mais quem comprasse, e o preço foi ladeira abaixo.

Depois do recorde de 1165 dólares em novembro de 2013, o bitcoin chegou a chegou a 230 dólares em 2015 – e só agora, no começo de 2017, voltou aos níveis de 2013.

O que faz o bitcoin renascer depois dessas pequenas bolhas é sua oferta limitada. No caso das tulipas do século 17 ou de imóveis nos dias de hoje, a oferta pode aumentar quase indefinidamente. Chega um momento em que há apartamentos demais para poucos compradores, e o preço despenca. Já a oferta de bitcoins é limitada pelo sistema: sua mineração se torna cada vez mais difícil com o tempo. A melhor comparação para o bitcoin não são as tulipas holandesas, mas valiosas barras de ouro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]