• Carregando...

Uma noite, um velho índio contou ao seu neto sobre a guerra que acontece dentro das pessoas. Ele disse: ”A batalha é entre dois ‘lobos’ que vivem dentro de todos nós”.

Um é mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego.

O outro é bom. É a alegria, paz, fraternidade, esperança, serenidade, humildade, bondade, compaixão e fé.

O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:
– Qual lobo vence?
O velho índio respondeu:
– Aquele que você alimenta.

Diariamente nos envolvemos tanto com os problemas que esquecemos o quanto é importante entender os nossos sentimentos. Muitas vezes, nem nos damos conta das nossas próprias reações. Sei que vivemos num mundo de muitas cobranças e obrigações. Fica difícil dar conta de tudo. Falta tempo para enxergar o mundo e perceber como reagimos aos seus desafios. Sem querer magoamos e somos feridos por pessoas conhecidas e desconhecidas até sem intenção alguma. Muitas pessoas andam por aí parecendo um caminhão de lixo. Carregadas de lixo, cheias de frustrações, raiva e desapontamento. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes, descarregam sobre a gente. Pode acontecer no escritório, no trânsito, na fila do banco, em casa. É importante sempre exercitar o afeto e a gentileza em casa, com os amigos, chefes, colegas e com quem cruzar no caminho. E tomar cuidado com o círculo vicioso, por isso, não pegue o lixo delas e espalhe sobre outras pessoas. Não permita que o lixo dos outros estrague o seu dia. Aprenda a se adaptar à pressão externa e não se deixe afetar por ela.

A chave para mudar o padrão das relações desgastadas ou viciadas, transformar a rotina e recuperar o espírito de entusiasmo e cooperação está em cultivar atitudes baseadas na espiritualidade.

O orgulho conduz à auto-suficiência e impede a pratica do perdão. Como é triste a vida dos que não sabem perdoar. É preciso curar as feridas do coração perdoando a quem nos magoou ou que a gente pensa que nos fez algum mal. Só assim é possível ter uma vida plena e evoluir com saúde e felicidade.

Se você perceber que anda alimentando um lobo mau, que tal descobrir seus verdadeiros sentimentos e agir de acordo com eles?

– Pare de protelar coisas desagradáveis sem enfrentá-las.

– Não assuma responsabilidades contra a vontade somente para agradar alguém.

– Acha que não tem competência para resolver os seus problemas? Os outros estão mais interessados em cuidar da própria vida.

– Confie mais na sua intuição

– Quem só pensa em tragédias ou cultiva valores invertidos, acaba atraindo o que pretende evitar, torturando-se de maneira cruel e obstruindo o seu campo mental.

– Lembre-se: quanto mais conhecemos as pessoas, menos cuidamos delas. Algumas frases são mágicas: Parabéns! – Eu gosto de você – Por favor, obrigado – Você gostaria? – Desculpe – Bom dia! – Boa tarde! – Boa noite!

– Vibre com as conquistas alheias. A sua hora também chegará. A vida refloresce todos os dias.

– Cuide bem da sua boca. Palavras ‘duras’ podem ferir mais do que uma bofetada.

– Não bata de frente. Aprenda a arte da sutileza.

– Demonstre coerência entre pensamento e atitude. Não seja brilhante na teoria e ignorante na prática.

– Não culpe os outros pela sua infelicidade.

– Só você sabe o que se passa em seu coração.

Que lobo você anda alimentando?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]