• Carregando...
Afinho – do glorioso CAF
| Foto:

Futebol de luto. Aos 90 anos, faleceu na quinta-feira Adolpho Krüger Pereira, o Afinho. Nascido em Paranaguá, foi artilheiro e ídolo do Clube Atlético Ferroviário. Um dos muitos ídolos do igualmente saudoso Boca Negra.

Sobre personagens e o clube da Vila Capanema, nos anos 1960 foi lançada a série Café Alvorada no Esporte. Com textos de Maurício Fruet, a publicação, ilustrada como HQ, traz a história do time (também foram brindados pela série o Atlético e o Coritiba) e a íntegra da ata de fundação (12 de janeiro de 1930), bem como a lista de presidentes até Ney Simas Pimpão, 1963/1965 (ele foi reeleito) e Hipólito José Arzua (conselho diretor), 1965/1967.

A família da RVPSC

O Ferroviário nasceu para “congregar a família da então Rede Viação Paraná-Santa Catarina”, mais tarde Rede Ferroviária Federal. Em reunião na residência de Ludovico Brandalize foi eleita a primeira diretoria, sendo escolhido presidente Francisco Alves Guimarães.

Em 1937, o CAF conquistaria o primeiro título de campeão paranaense. E, no campeonato, aplicou uma tremenda goleada no Savóia, 6 a 0. O Ferroviário formou com o Coritiba e o Atlético o chamado Trio de Ferro do futebol paranaense.

O que poucos conhecem hoje, mesmo os torcedores da velha guarda, é a letra do hino do Ferroviário. A revistinha traz:

Hino do CAF

– Ferroviário eu quero, quero, quero

Você brilhar

Respeitando o adversário

Tua equipe há de triunfar (BIS)

O Colorado, da Vila Capanema

Quando entra no gramado

Sempre leva esse lema

De lutar pra defender

A sua sina

Ferroviário “Campeão da Disciplina”.

ENQUANTO ISSO…

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]