• Carregando...
As origens, as origens…
| Foto:

Logo depois de ter sido eliminado nas semifinais do Gauchão pelo Inter, o Caxias acabou ganhando o título de campeão do Interior. Ao acompanhar a partida pela TV, um torcedor ficou intrigado com uma faixa: S.E.R. Caxias.

– S.E.R.?

Como, anteriormente, tinha descoberto que o Crystal Palace Football leva esse nome em homenagem aos Glaziers (vidreiros), seus fundadores – construtores do Palácio de Cristal, para a Exposição Mundial de Londres -, nosso amigo empreendeu nova pesquisa. Mergulhou na história do futebol gaúcho. Assim, ficou sabendo que se trata da Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, daí o S.E.R. Caxias. Surgiu em 10 de abril de 1935, resultado da fusão de dois clubes rivais, o Rio Branco e o Rui Barbosa, com a denominação de Grêmio Esportivo Flamengo.

Em 14 de dezembro de 1971, enfrentando dificuldades financeiras, o departamento de futebol uniu-se ao Juventude, que enfrentava situação semelhante. Essa união originou a Associação Caxias de Futebol, que durou até 1975.

Troca de nome e camisa

Ainda conforme o site oficial do clube, no dia 17 de outubro uma assembleia votou pela troca do nome e a volta da camisa com as cores do Flamengo. Em 28 de novembro do mesmo ano foi aprovada a reforma dos estatutos, onde a Associação Caxias de Futebol ficava desativada e o Grêmio Esportivo Flamengo passava a se chamar Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul. Os empresários da cidade apoiaram financeiramente a equipe, já que destacava o nome da cidade. Nessa mudança voltaram às cores tradicionais do Flamengo: o grená, o azul e o branco. Grená: cor avermelhada ou vermelho acastanhada de certos minerais.

O Caxias disputou sua primeira Copa do Brasil em 1991. Em 1996, conquistou a Copa Daltro Menezes e, em 1998, a Copa Ênio Andrade, que lhe deu o direito de disputar a Copa Sul de 1999.

Projeção nacional

Foi em 2000 que o clube chegou ao principal título de sua história. A conquista começou muito antes da estreia. O primeiro passo foi dado ainda em janeiro de 1999, quando o clube decidiu apostar no trabalho de longo prazo. No banco de reservas estava Tite, treinador que já começava a ganhar projeção no cenário gaúcho, iniciando um caminho de conquistas no futebol brasileiro. A final do Campeonato Gaúcho de 2000 foi contra o Grêmio. Na primeira partida, dia 14 de junho, no Centenário, o Caxias fez 3 a 0. O jogo da volta, marcado inicialmente para um domingo, foi adiado por causa da chuva. Com uma excelente vantagem, o Caxias entrou em campo numa quarta-feira, dia 21 de junho, para sagrar-se campeão. A capital dos gaúchos ficou tomada pelo grená, branco e azul do clube serrano.

No Gauchão, conquistou o título do Interior em 2010, mais a Taça Piratini de 2012.

Em 2016, após o rebaixamento no ano anterior no Campeonato Gaúcho, o clube grená mostrou sua força. Ao lado da apaixonada torcida, conquistou a Divisão de Acesso e garantiu o retorno à elite do futebol do Rio Grande do Sul.

Que continue assim, em ascensão.

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]