• Carregando...
Batendo na porta errada
| Foto:

Como costuma dizer o Flávio Stege Júnior, o underdog do Luzitano com Z, a desinformação é nosso esporte. Dia desses, no Juvevê, aproveitando a presença de uma viatura da Setran nas proximidades, uma senhora, irritadíssima, procurou os agentes para reclamar e exigir imediatas providências:

– Amassaram a lataria do meu carro! E estava corretamente estacionado!

Os agentes interromperam o trabalho e foram até o local. De fato, o carro estava amassado. No capô, atingido por um pesado galho de árvore que, fragilizado pela ventania e as chuvas bem curitibanas, acabou desabando.

Lamentaram o episódio (“coisas que acontecem”), deram algumas dicas e, como não se tratava de acidente, mas de incidente, trataram de voltar ao trabalho. Não sem antes ouvir alguns impropérios e a inevitável queixa:

– Não servem pra nada mesmo, só para aplicar multa!

É um caso para o Siate ou Samu?

Ainda por conta da desinformação que campeia à solta, o pessoal do Samu e do Siate é constantemente prejudicado em suas missões específicas.

É preciso saber diferenciar os dois serviços. Siate vem a ser Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência. Coordenado pelos bombeiros, é responsável pelo atendimento de traumas, por supuesto. Já o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), atende casos clínicos.

– Cada serviço tem uma referência hospitalar determinada pela sua central de regulação, por isso é importante chamar o correto. Assim procedendo, os serviços ganham agilidade e tempo no socorro – como já ressaltou um dos responsáveis pelo Samu. Com o devido endosso do pessoal do Siate.

E, certamente, da Setran.

ENQUANTO ISSO…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]