• Carregando...
Bilontra. 11 letras…
| Foto:

Como se sabe, há três tipos de palavras cruzadas. As (chamadas) fáceis, medianas e as difíceis. O desafio data do século IV a.C. – teve origem em jogos chamados de laterculus pelos romanos. Consta que foram encontrados exemplos desse jogo nas ruínas de Pompéia, cidade arrasada no ano 79 pela erupção do Vesúvio.

O desafio: formar e cruzar palavras de modo que resultassem em palíndromos.

Aí, por supuesto, temos algo já bem difícil. Palíndromo. Palíndromos são frases ou palavras que, da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, têm o mesmo sentido. Exemplos mais rasteiros: osso, ovo e radar.

Para o grande público, as PCs foram publicadas pela primeira vez no jornal The New York World, em 22 de dezembro de 1913. Iniciativa de um inglês, Arthur Wynne.

Mas, sobre as palavras cruzadas difíceis, um amigo do professor Afronsius caiu do cavalo – ou da cadeira do bar – ao se deparar com uma de arrasar. Dois exemplos: bilontra, com 11 letras, na horizontal. Írrito – nove letras, idem.

O jeito foi voltar para casa e, pacientemente, buscar ajuda do Aurelião.

Bilontra. Adjetivo, substantivo masculino – Espertalhão, malandro, peralvilho, libertino, velhaco, patife (Brasil). Diz-se de, ou indivíduo metido a conquistador. Frequentador de prostíbulos.

Írrito – adjetivo. Que ficou sem efeito; nulo, vão. O que não teve efeito, coisa nula ou inútil. Este ato legislativo foi considerado inconstitucional – portanto írrito.

Aí, nosso amigo decidiu volta às palavras cruzadas fáceis, ou, no máximo, medianas. E justificou:

– Eu me classifico, sempre e sempre, como uma pessoa comum – com seis letras. Obtuso.

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]