• Carregando...
Da soja ao pé de milho
| Foto:

Dizem que no Carnaval vale tudo. Em qualquer esfera. Pode ser, mas, mesmo assim, acompanhando parte do desfile das escolas do Rio de Janeiro, professor Afronsius ficou um tanto quanto assustado. Como se sabe, a Unidos da Tijuca levou para a avenida o tema Semeando Sorriso, a Tijuca festeja o solo sagrado.

Um belíssimo desfile, como os demais, por supuesto, já que as escolas remetem o espectador a performances no melhor estilo Cirque Du Soleil.

Neste ano, a Unidos da Tijuca prestou homenagem à cidade mato-grossense Sorriso, reconhecida como a capital nacional da soja. E foi aí que o professor Afronsius fez cara feia. Forçando, posto que já nasceu feio. É que, ao se referir a um grupo fantasiado de espigas de milho, o comentarias da TV não deixou por menos:

– Eles estão representando a soja…

Entre um pé de milho e a soja vai uma tremenda diferença. Para dizer o mínimo.

Do Mato Grosso para o mundo

Sorriso, isso mesmo, é um município da região norte do Mato Grosso, às margens da BR-163. Está entre as dez maiores cidades do Estado. A população é de um pouco mais de 80 mil habitantes, reunindo migrantes de todas as regiões do país, principalmente do Sul e Nordeste. A emancipação político-administrativa de Sorriso ocorreu em 1986, mas sua colonização começou na década de 70.

O site oficial da prefeitura informa ainda:

Em 26 de dezembro de 1980,”a pequena agrovila encravada em pleno sertão mato-grossense foi elevada a categoria de distrito, pertencente ao município de Nobres. Em 20 de março de 1982 foi instalada a Subprefeitura no Distrito de Sorriso”.

No dia 13 de maio de 1986, com a Lei 5.002, o distrito de Sorriso foi elevado à categoria de município, desmembrado das cidades de Nobres, Sinop e Paranatinga. Sinop, como se sabe, é velha conhecida dos paranaenses.

Individualmente, Sorriso é o município que mais produz grãos no Brasil: 3% da produção nacional e 17% da produção estadual. Em seus 600 mil hectares agricultáveis, produz mais de 5,6 milhões de toneladas de grãos em um único ciclo de cultura; além de 26,4 mil toneladas de pluma de algodão. A soja é a principal cultura, atingindo quase 84% da produção, seguida pelo milho. E aí voltamos à reação do professor Afronsius:

– Depois da soja, o milho lidera, mas não é por isso que se vai confundir uma leguminosa com o cereal da família das gramíneas

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]