• Carregando...
Já chegamos a Ibatiba
| Foto:

Um dos condutores do Projeto Tropeiro Brasil, o historiador Carlos Solera esteve no último dia 7 no Núcleo Incubador do Campus Ibatiba, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Manteve encontro com representantes da Associação Gestora de Turismo Rural de Ibatiba (Geturi), que está incubada no núcleo do campus.

A reunião teve como principais objetivos a organização de um Seminário Estadual de Tropeirismo, a ser realizado em Ibatiba no próximo ano, e a apresentação do Projeto Tropeiro Brasil, já está em andamento no país.

Participam do projeto vários estados, como Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e, agora o Espírito Santo. O objetivo, em primeiro lugar, é conseguir junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o Título de Patrimônio Cultural da Humanidade para o Homem Tropeiro Brasileiro.

Turismo rural

Considerado pai do turismo rural brasileiro, Solera tem dois livros publicados. Foi presidente da Associação Brasileira de Turismo Rural por mais de 20 anos. Com ele, participou da reunião a ex-diretora do Museu do Tropeiro de Ipoema, em Itabira (MG), Elenir Cássia Vieira.

O museu representa o Tropeirismo da Estrada Real, em Minas Gerais. Estiveram também no encontro o prefeito do município, José Alcure, vereadores, representantes das secretarias municipal e estatual de Turismo e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A Geturi é uma associação formada por 11 empreendimentos, que vão de restaurantes e cafés a sítios. Junto com a Secretaria de Turismo de Ibatiba, a associação participou do I Seminário Internacional de Tropeirismo, que ocorreu em Itabira, em 2011. Lá, ficou acertado que os estados participantes promoveriam seminários estaduais. Em Ibatiba, o evento terá o propósito de alavancar o desenvolvimento regional por meio da valorização da cultura tropeira e do turismo, segundo informações da Geturi.

E a tropa continua em marcha.

ENQUANTO ISSO…

29 julho (1)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]