• Carregando...
O Big e o Ben
| Foto:

Por nossas bandas, até virou nome de relojoaria. Big Ben, com direito ao jingle “preço igual ninguém tem”. Já em Londres, não poucos turistas topam com a Tower Clock e festejam: é o Big Ben!

Aí, o guia trata de explicar:

– Big Ben não é o relógio, mas o nome do sino. Foi instalado em 1859, no Palácio de Westminster. O ministro de Obras Públicas era Sir Benjamin Hall. Como se tratava de um cabôco alto e encorpado, levava o apelido de Big Ben.

De qualquer modo, o Great Bell é pesadão: pouco mais de 13 toneladas (13.760 quilos), com diâmetro de 2,74 metros e 2,39 metros de altura, conforme especificação do fabricante, Whitechapel.

No processo de fundição, o metal em fusão levou 20 minutos para preencher o molde; já a solidificação no molde demorou 20 dias. Foi transportado da fábrica até o Parlamento em uma carruagem puxada por 16 cavalos. Tocou pela primeira vez na torre no dia 31 de maio de 1859.

Desde 31 de dezembro de 1923, a BBC transmite todos os dias as badaladas do sino.

Em 12 de setembro de 2012, o nome da torre e do relógio passou a ser Elizabeth Tower, em homenagem à rainha Elizabeth II – pelos seus 60 anos de reinado.

ENQUANTO ISSO…

25 setembro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]