• Carregando...
Rumo ao Purunã
| Foto:

O convite/intimação veio do escritor e amigo Carlos Solera: sábado, no Rancho P&R, em São Luiz do Purunã, teremos o lançamento do livro Cantares do Tropeirismo, trabalho assinado por ele, Solera, e José Osmir Fiorelli. A renda do evento será destinada para o Projeto Tropeiro Brasil e, igualmente, ao ICF – Instituto de Cuidados com o Fígado -, entidade filantrópica que trabalha na luta e diagnóstico do câncer.

A programação terá início à tarde: das 15h30 às 17h30, café colonial, lá chamado de Café com Mistura. Já às 17h30, o toque de Cincerro: Ritual do Fogo e Abertura do Pouso Tropeiro do Purunã. Para o anoitecer, das 18h às 19h, haverá a palestra/show com o pesquisador e escritor Carlos Roberto Solera, que falará sobre a importância do tropeirismo na história do Brasil, do Paraná, dos Campos Gerais e de São Luiz do Purunã. Será acompanhado por apresentações musicais pelo Cancioneiro da Rota Silvestre Alves Gomes. Outra atração será com poesias no campo com Eleni Cássia Vieira. Haverá ainda roda de Chimarrão, Artesanatos Rurais e exposição e venda de telas sobre tropeirismo – obras da artista plástica Paula Schmidlin.

Pitaco histórico

Ainda do Solera:

– Em 1706, na região da Serrinha do Purunã, duas sesmarias foram concedidas a  portugueses. Antônio Luis Lamin, o Capitão Tigre, Chefe de Milícias do Mato e fundador da Capela de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá.

Em meados do século XVIII, de acordo com o historiador David Carneiro “quatro locais do atual estado do Paraná, depois de Curitiba, se equivaliam em importância: São José dos Pinhais, Lapa, Castro e Tamanduá”. Naquela época, Tamanduá era povoado em formação. Desde 1970, a Capela é bem cultural, tombado pela Secretaria de Estado de Cultura do Paraná.

A outra sesmaria foi doada para Manuel Gonçalves de Aguiar, que ali implantou a fazenda Os Carlos, ponto de chegada do pioneiro Caminho de Tropas brasileiro, o Caminho dos Conventos, “com abertura oficializada” pelo governo português. Ocupou também o espaço onde hoje se localiza a Vila de São Luiz do Purunã, local então denominado como “Curral de Nossa Senhora”.

De lá para cá, são mais de três séculos de muita história dentro da trajetória dos Campos Gerais, do Paraná e do Brasil, o que será abordado no evento. O pequeno povoamento da região do Purunã e os Campos Gerais do Paraná foram importantes espaços para que essa saga histórica acontecesse na trajetória de nosso país.

ENQUANTO ISSO…

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]