• Carregando...
Sambando e aprendendo
| Foto:

Depois de morar anos, muitos anos, na Marechal Mallet, Juvevê, um cidadão descobriu, enfim, quem foi o homenageado que virou nome de rua em Curitiba. Émile Louis Mallet, mais conhecido como Emílio Mallet, ou Barão de Itapevy. Foi um militar brasileiro, embora nascido na França, em Dunquerque, em 10/06/1801. Viria a falecer no dia 2/01/1886, no Rio de Janeiro.

Em 1932, o decreto 21.196 conferiu a ele o título de Patrono da Artilharia Brasileira.

E o Marquês de Sapucaí, quem foi?

História na passarela

A Beija-Flor de Nilópolis leva a resposta a quem já foi muitas vezes à Marquês de Sapucaí, que dá nome à passarela do samba, e ainda não sabe quem foi o marquês. Um mineiro. Nasceu em Congonhas de Sabará, que depois passou a ser chamada de Nova Lima. Isso, ou tudo isso, deu gancho para o enredo Mineirinho Genial! Nova Lima – Cidade Natal. Marquês de Sapucaí – O Poeta Imortal!

A Agência Brasil, em matéria de Cristina Índio do Brasil, traz uma entrevista com Fran Sérgio, um dos carnavalescos que compõem a comissão de criação da Beija-Flor. Ele reconhece que a história do Marquês é, pelo menos até certo ponto, desconhecida. E conta:

– É uma personalidade muito importante para a época dele e que é pouco falada. As pessoas não conhecem; muitos nem sabem que ele é brasileiro. Acham que ele é português e que veio para o Brasil.

Professor Afronsius achou  o texto insuficiente. E foi atrás do restante, já que a matéria não citava nem o nome de registro do cabôco. E pinçou o que se segue:

– Poeta e músico, Cândido José de Araújo Viana (eis o nome!) é o marquês que  veio a ser primeiro – e único – Visconde com Grandeza e Marquês de Sapucaí. Nasceu em Nova Lima, então Congonhas de Sabará, no dia 15 de setembro de 1793. Faleceu no Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 1875. Foi ministro da Fazenda e ministro da Justiça, conselheiro de Estado, deputado geral, presidente de Província e senador de 1840 a 1875, eleito pela província de Minas Gerais. Ocupou a presidência do Senado de 1851 a 1853.

Bacharel em direito, acabou deputado constituinte em 1823 e deputado geral representando Minas Gerais por três mandatos. Ocupou as presidências das províncias de Alagoas e do Maranhão. Foi ainda procurador da Coroa, fiscal do Tesouro e ministro do Supremo Tribunal de Justiça, ministro da Fazenda e nomeado membro extraordinário do Conselho de Estado a partir da data de sua criação.

A Beija Flor vai mostrar também que, antes de chegar à capital do império, o nosso Cândido foi para Portugal, estudar em Coimbra, por supuesto. Depois já com muita saudade do Brasil, voltou.

No mais, que o desfile seja um sucesso.

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]