• Carregando...
Sem demagogia
| Foto:

Já de sapato cheio com os demagogos de ontem, hoje e sempre, professor Afronsius não esconde o seu himalaia de irritação. Vai daí que decidiu tomar uma atitude. Pinçar a frase do mês da Revista de História da Biblioteca Nacional, com direito a ser reproduzida e colocada num quadro, em local bem visível:

– O segredo do demagogo é se fazer passar por tão estúpido quanto sua plateia, para que esta imagine ser tão esperta quanto ele.

Karl Kraus (1874-1936), escritor austríaco.

Interessado no Crau!, Beronha quis saber mais.

E obteve resposta.

Outra dele, o Crau!, ou Kraus:

– A exigência de um lugar ao sol é conhecida. O que é menos conhecido é que este se põe mal aquele foi conquistado.

Atochando A Tocha

Além de escritor, Kraus, ou Crau!, como prefere nosso anti-herói de plantão, foi também panfletário e um mestre em matéria de sátira. Consta que, “com grande virulência nas páginas do Die Fackel (A Tocha) – revista que fundou e da qual foi praticamente o único redator durante quase quarenta anos – cobrou compromissos, injustiças e a corrupção, notadamente a corrupção da língua, na qual via a fonte dos maiores males de sua época, responsabilizando principalmente a imprensa. (A nossa BBII?) É considerado um dos maiores escritores satíricos em língua alemã do século XX”.

Para encerrar o papo, mais uma do Crau!, ou melhor, o Kraus:

– Escolho o meu inimigo pelo alcance da minha flecha.

ENQUANTO ISSO…

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]