• Carregando...
Talento e o tá lento
| Foto:

Deu no The New York Times: “Cientistas estudam a fórmula do talento. Há muito tempo os cientistas discutem sobre as contribuições relativas de prática e talento natural para o desenvolvimento do desempenho de elite”. E esse debate “avança para um lado e para o outro a cada século, mas um estudo publicado na edição atual do periódico Psychological Science ilustra em que pé se encontra o debate e dá dicas de que caminho a pesquisa vai seguir”.

Ou seja, sobre talento, a coisa continua na mesma, está lenta. A propósito, professor Afronsius recordou um comentário ouvido em uma de suas visitas a Fortaleza. Diante da lerdeza do garçom, o gerente de um restaurante justificava-se diante dos fregueses:

– O problema aqui é sempre o mesmo, o talento. Tá lento aqui, ta lento acolá…

Uma lista quilométrica

Na verdade, o real talento é o que não falta aos irmãos cearenses. Vamos de José de Alencar e Rachel de Queiroz a Euclides Pinto Martins, o engenheiro mecânico que, piloto, entrou para a história universal. Voo de Nova Iorque ao Rio, durante cinco meses, com sucessivas escalas em seu hidroavião. Isso em 1922.

Tem mais uma pá de gente, não necessariamente pela ordem de importância: Chico Anysio, Renato Aragão, Tom Cavalcante, Florinda Bulcão (depois Bolkan), Humberto Teixeira, O Doutor do Baião, Delmiro Gouveia, que construiu a primeira hidrelétrica do País, dom Hélder Câmara, Expedito Parente, que desenvolver e patentear o biodiesel, e muitos outros.

Quanto ao tá lento, vale a brincadeira, até porque, computador que é computador, alta tecnologia, volta e meia provoca a exclamação:

– Xi! Essa coisa tá lenta de novo…

ENQUANTO ISSO…

24 julho (1)

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]