• Carregando...
Um escândalo! O biquíni
| Foto:

Talvez – um talvez, certamente um talvez bem distante – a corrida de pelados em Porto Alegre tenha causado algum espanto e, até, indignação, mas, certamente, escândalo mesmo ocorreu no Rio de Janeiro em 1948: moças de biquíni.

Está lá, no livro 80 Anos de Brasil, da Souza Cruz, 1983.

Tumulto:

Moças de biquíni!

– Três moças argentinas causaram o maior furor numa tarde de 1948, na praia de Copacabana, no Rio, em frente ao importante Copacabana Palace. Todo mundo parou para ver. As moças estavam lançando uma nova moda: era o maiô de duas peças!

Duas peças muito bem comportadas, que escondiam quase totalmente as formas e só deixavam (quando deixavam) aparecer o umbigo. Na verdade, as três argentinas estavam lançando o precursor do biquíni.

Mesmo assim foi um escândalo. A parte de baixo era semelhante a um calção e a parte de cima era bem fechada, encorpada, deixando apenas entrever o início da curvatura dos seios. Aos poucos ele foi sendo adotado pelas cariocas, depois de muita polêmica, e logo se transformou em moda. Era mais uma barreira que caía.

– Não tem foto? – interessou-se Beronha.

– Não. Só texto.

Mas o biquíni pegou, virou moda e abriu caminho para o monoquíni. Quanto à nudez explícita que campeia hoje em dia, resta aguardar.

– Ou temer pela falência do setor de vestuário – segundo Natureza Morta.

Já o nosso anti-herói de plantão, pensando outra coisa, voltou à carga:

– Espero que, Porto Alegre, tenha sido uma prévia do que será o Carnaval no Rio… Quanto as moças (?) peladonas, desejo, no mínimo, que sejam a próxima capa da revista Playboy.

Aliás, ainda existe a Playboy?

 

ENQUANTO ISSO…

16 de novembro

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]