• Carregando...
Vamos salvar a RHBN!
| Foto:

De leitura obrigatória, a Revista de História da Biblioteca Nacional é uma publicação mensal da Sociedade Amigos da Biblioteca Nacional (Sabin).  Mas empacou na edição 121, a do mês passado. À espera da publicação referente a novembro, professor Afronsius foi atrás de informação. Além da banquinha de revistas. E ficou sabendo que a nossa RHBN corre o risco de acabar, conforme aviso no site www.revistadehistoria.com.br

– Fechar a RHBN ou fechar as contas de 2015. Diante do dilema, os editores iniciaram uma campanha. Se você quer que ela continue, faça sua doação. Individualmente, 5 reais, uma só vez.

Felizmente, ganha corpo da movimentação em favor da RHBN, um primor de revista e que custa (apenas) R$13,00.

São 98 páginas e, no mínimo, excelente conteúdo, com ilustrações e documentos sensacionais. E material fotográfico de um acervo idem.

Conservar a frágil chama

Texto de Mary Del Priore, historiadora e escritora, com mais de 36 livros publicados e diversos prêmios nacionais e internacionais:

– Resistir é preservar, é manter vivo. Resistir é conservar a frágil chama. Não se trata somente de preservar a existência da RHBN, mas os valores que ela defende: a valorização da História do país; o espaço democrático para que pesquisadores publiquem, independentemente de suas “panelinhas”; o livre debate; a abertura para novos temas historiográficos; a rara oportunidade de não especialistas participarem, lerem e compreenderem “como” e “por que” foi como foi.

A Revista é uma forma de combate audacioso e original que não esconde os conflitos da pesquisa historiográfica, mas os coloca em praça pública para encontrar soluções. As boas soluções!  As que levem todos os interessados na matéria histórica, à melhor compreensão do passado. A Revista abriu canais de oxigênio, que fazem o passado circular no presente. E fez brotar o desejo de nos fazer refletir sobre quem somos e aonde vamos.

Aliás… Vamos é resistir com a Revista de História da BN!

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]