Muitos profissionais têm dificuldade em estabelecer relacionamentos interpessoais satisfatórios dentro do ambiente de trabalho. Seja por timidez ou por receio de incomodar, essas pessoas acabam se isolando e este é um aspecto bastante desfavorável no ambiente de trabalho. Confira abaixo 5 dicas que podem melhorar a sua capacidade de relacionamento interpessoal:
1 – Tome iniciativa
Para quebrar o gelo, muitas vezes é preciso que uma das partes tome a iniciativa. Por mais que haja timidez, em geral o profissional que chega por último precisa tomar essa iniciativa de falar com os novos colegas. Se você estiver nessa situação, dê início a conversas, ofereça ajuda aos colegas. Desta forma, você se mostra proativo e prestativo, além de um potencial colega agradável.
2 – Lide com as diferenças
Em um ambiente profissional plural é preciso saber lidar com as diferenças e ter mente aberta para aceitar a personalidade de cada indivíduo. Em vez de se manter avesso a elas, que tal aprender com as peculiaridades de cada um? Analisar o que cada colega tem de melhor pode proporcional um incrível crescimento profissional.
3 – Cuide da sua linguagem verbal e corporal
Os gestos, durante uma conversa, falam tanto quanto e às vezes mais que as palavras. É importante olhar nos olhos do seu interlocutor, dessa forma você mostra interesse pelo que ele está falando. Gestos de concordar com a cabeça também demonstram que você dá importância e atenção ao que ele tem a dizer. Já quando você estiver falando, use linguagem simples porém polida, se faça entender de forma fácil e delicada. Assim a conversa se torna agradável e construtiva.
4 – Coloque-se no lugar do outro
Antes de criticar alguém ou alguma atitude, observe a situação como um todo. Antes mesmo de pedir favores ou delegar funções, caso você desempenhe alguma função de liderança, pense se aquela pessoa poderá arcar com a tarefa, se lhe são dadas plenas condições de realizar a ação.
5 – Equilibre o quanto você fala e o quanto você escuta
Fale moderadamente e pense sempre antes de falar se o assunto é relevante para quem ouve. Saiba ouvir e evite cortar o assunto da outra pessoa, afinal, estabelecer uma conversa é trocar conhecimentos, é uma interação que exige que todos falem e que todos ouçam.
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