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Engajamento! Segundo o dicionário Aurélio, envolver ou envolver-se politicamente ou ao serviço de uma causa. Mas, por que é tão difícil conseguir o engajamento dos colaboradores em uma empresa?  Vamos destacar quatro pontos em uma organização para que o colaborador possa sentir-se como parte daquela empresa: comportamento, valores, clareza na comunicação e ambiente de trabalho.

 

As chamadas características individuais de cada pessoa interferem no engajamento. Cada profissional possui sua índole, perfil, e o bom líder é aquele que identifica este conjunto de características pessoais e sabe interagir e conduzir os processos de forma produtiva.  Além disso, as pessoas têm aptidões naturais e estas não são necessariamente iguais de uma pessoa para outra. 

O segundo ponto a destacar são os valores. Cada empresa precisa ter um conjunto de valores, crenças, o que forma a conduta da organização. De tal forma que, quando se tem um determinado valor, é possível gerar um determinado comportamento. Os colaboradores devem se manter sempre alinhados com os valores da empresa.

A falta da clareza da comunicação é uma das falhas nas empresas. Quando se tem a cultura da organização bem definida e assimilada, transparência nas informações, os processos são fáceis de serem absorvidos. Estamos falando de transparência!

E por fim, o ambiente de trabalho. As empresas precisam oferecer um ambiente de trabalho agradável, onde as pessoas possam confiar umas nas outras, com condições ergonométricas adequadas, sentir-se bem.

 O engajamento significa você obviamente adquirir estes mesmos valores ou processar estes mesmos valores, ter este mesmo comportamento e os mesmos objetivos. Assim, você começa a se sentir parte daquela organização, daquela família profissional.

Por Bernt Entschev

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