• Carregando...

Existem diversas formas de tornar a sua empresa socialmente responsável. As possíveis atitudes vão desde melhorias para a comunidade que circunda a área da empresa, ou até mesmo investimento em programas sociais localizados em outros lugares, a melhorias para os colaboradores. Confira abaixo dicas para cada um dos casos:

Responsabilidade

Atitudes bem planejadas melhoram a imagem da empresa e vida de quem está próximo a ela / Foto: Getty Images

Para a comunidade

– Fomento à educação

A empresa que desejar investir em educação pode começar com programas de reforço ao aprendizado de crianças e adolescentes da região que circunda a empresa e chegar até mesmo a oferecer uma instituição de ensino voltada a comunidade. Além disso, também é possível se juntar a outras empresas pra investir em projetos maiores, que abranjam muito mais que a comunidade vizinha.

– Saneamento Básico

Quando uma indústria se instala em um local, ela traz consigo impactos ambientais. Muitas vezes o local no qual a empresa se estabelece não dispõe de serviços de saneamento básico adequados, e com a chegada da mesma as coisas ficam ainda piores. Uma ótima alternativa, além de diminuir a emissão de poluentes e reduzir ao mínimo possível os impactos ambientais, é investir no saneamento básico a região, beneficiando também a comunidade.

– Programas de saúde

Investir em programas de saúde também é uma ótima maneira de beneficiar a população que reside próximo à empresa. Realizar exames e consultas simples gratuitamente ajuda na qualidade de vida dessas pessoas, além de elevar o conceito da empresa.

– Incentivo ao esporte

Construção de quadras poliesportivas, piscinas, promoção de campeonatos, tudo isso pode ser muito bom para a imagem da empresa e, claro, para a população que usufruir. A prática de esportes é uma forma de melhorar a saúde das pessoas e afastar a população mais jovem da criminalidade.

Para os colaboradores

– Assistência psicológica

Com doenças como o estresse e outros transtornos mentais associados à rotina diária acelerada do mundo corporativo atual, a empresa que oferece acompanhamento psicológico para o funcionário se coloca um passo à frente. Preocupar-se com a qualidade de vida do colaborador demonstra que a organização valoriza seu capital humano.

– Ginástica laboral

O sedentarismo é um grande problema de saúde atualmente. Muitas funções exigem que o indivíduo passe muito tempo sentado, além de outras possuírem movimentos repetitivos. Quando a companhia oferece a ginástica laboral aos funcionários, evita problemas como lesões musculares, de coluna e até mesmo lesões irreversíveis por esforço repetitivo.

– Alimentação balanceada

Muitas empresas já adotam essa ação. Mas, melhor que oferecer a alimentação ao funcionário é oferecer um cardápio balanceado, com supervisão de um nutricionista, que atenda todas as demandas energéticas do indivíduo e seja saudável.

– Pacotes de benefícios ajustáveis

Talvez a ação mais comum de todas, oferecer ao colaborador a possibilidade de ajustar os pacotes de benefícios às suas necessidades pessoais é deixar claro que se importa com sua individualidade. E isso é positivo para ambos os lados.

Analise o que mais tem a ver com o perfil de sua empresa, planeje e aguarde os bons resultados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]