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Muitas vezes uma relação instável com a chefia prejudica os resultados de um organização como um todo / Foto: iStock
Muitas vezes uma relação instável com a chefia prejudica os resultados de um organização como um todo / Foto: iStock| Foto:

A relação chefe x subordinado historicamente é fonte de conflitos. Algumas pessoas têm dificuldades em receber ordens, enquanto outras simplesmente não se encaixam em posições de liderança. O fato é que essas relações por vezes complicadas podem prejudicar o trabalho da equipe e o produto final oferecido pela empresa. Então, como lidar com as dificuldades de relacionamento com a chefia? Qual o posicionamento da gestão da empresa e qual o posicionamento que pode ser tomado pela equipe de subordinados?

Muitas vezes uma relação instável com a chefia prejudica os resultados de um organização como um todo / Foto: iStock

Muitas vezes uma relação instável com a chefia prejudica os resultados de um organização como um todo / Foto: iStock

Quais comportamentos do chefe podem causar dificuldades?

Por vezes a organização pode colocar em posição de gestor um colaborador que não está realmente preparado para a função, o que pode gerar comportamentos inadequados e que podem vir a atrapalhar o restante da equipe. Os tipos de chefe que mais costumam causar problemas para a equipe são os enrolados, os contraditórios, os arrogantes, os agressivos, os preguiçosos e os covardes.

Os enrolados são aqueles profissionais com dificuldades em cumprir prazos, que acabam demorando em passar informações à equipe, que por sua vez tem problemas para concluir tarefas. Os contraditórios são os famosos “faça o que eu falo, não faça o que eu faço”, que pregam regras que eles mesmos não cumprem – como ser pontual ou não usar o celular durante reuniões. Já os arrogantes são os gestores que mais prejudicam a comunicação e a troca de ideias entre a equipe, por não conseguirem ouvir a opinião alheia e terem excesso de confiança neles mesmos. Os agressivos são muito nocivos, tanto para o clima corporativo como para a imagem da empresa, pois uma agressão verbal pode facilmente resultar num processo de assédio moral. Os preguiçosos, bem como os enrolados, podem prejudicar o desenvolvimento de projetos e atividades, por não cumprirem com suas próprias obrigações, sobrecarregarem a equipe e atravancarem o desenvolvimento das tarefas dos demais. Por fim, os covardes são os que não chamam a responsabilidade para si, e acabam direcionando todo o ônus de projetos que deram errado para a equipe, fugindo justamente à incumbência de ser chefe.

Como a empresa deve se posicionar diante deste tipo de conflito?

É preciso que, em primeiro lugar, a empresa incentive por meio de sua cultura a conversa entre ambas as partes, dando respaldo, principalmente, aos subordinados, para que eles se sintam seguros em dar feedbacks e reportar comportamentos inadequados. Além disso, as organizações devem avaliar periodicamente o comportamento de seus gestores, a fim de coibir comportamentos destrutivos.

Como o funcionário deve agir diante de uma situação de incompatibilidade com a chefia?

Evitar que problemas de convivência comprometam a qualidade do trabalho final não é tão simples, e depende não somente da postura madura do profissional em questão, como também da abertura e da maturidade da empresa para lidar com problemas interpessoais. O funcionário que se vê em conflito com a chefia precisa dar feedback e também pedir, para aprimorar a convivência. Caso uma conversa com a chefia direta não resolva, a melhor atitude é reportar os problemas para a alta gestão da empresa. O colaborador só não pode manter-se calado diante de tal situação.

Gestores despreparados existem em diversas empresas de diversos ramos, bem como funcionários insubordinados ou com personalidades difíceis. O importante para cada companhia é avaliar periodicamente comportamentos e dar abertura para que as equipes se coloquem, para assim possibilitar que as arestas sejam aparadas. Problemas existem em todo tipo de organização, e somente sai na frente quem consegue lidar com isso sem comprometer o clima organizacional.

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