• Carregando...

Volta e meio abordo a importância de se ter um currículo bem estruturado e focado na área a qual o candidato a um emprego possa ser selecionado em meio a centenas de outros concorrentes. Mas, e a fase posterior a análise curricular, a seleção? É praticamente impossível saber o que aquela empresa em específico vai solicitar nesta entrevista, contudo é possível se preparar para as tendências e ao que as organizações têm usado para separar candidatos com perfis técnicos e experiências tão parecidas.

Abaixo seguem cinco dicas preciosas, ao menos uma dessas questões serão feitas a você.  Use-as e faça da sua entrevista de emprego o trampolim para a vaga tão almejada.

    Falar sobre chefe é algo delicado, não é verdade? Envolve ética, respeito e a própria imagem do profissional em questão. Por mais que nós saibamos que existem péssimos chefes por aí, não é profissional falar sobre eles de modo pejorativo ou com o intuito de denegrir a imagem dessas pessoas.

    Na verdade, as empresas querem saber com essa pergunta, se o candidato tem o hábito de falar mal das outras pessoas. A forma que você passa as informações mostrará muito da sua personalidade, então mostre o seu lado positivo, fale como você lidava com as divergências, mas jamais imprima suas opiniões pessoais, mas sim como profissionalmente você lidava com cada uma das situações que se apresentavam.

      Fale de um momento em que os objetivos estipulados eram muito difíceis dentro da organização, mas mesmo assim você encontrou saídas inteligentes para atender a demanda. Exemplifique se possível.

      Essa conversa vai revelar para o entrevistador o seu entendimento sobre metas e objetivos e se alguma missão lhe for confiada, como possivelmente você vai se sair. Lembre-se ainda, de deixar claro para seu entrevistador se o objetivo daquele trabalho foi alcançado ao final do processo. Mesmo que não demonstre como lidou com isso.
      Será a sua resiliência sendo avaliada.

        O relacionamento interpessoal é uma das habilidades mais requeridas no ambiente de trabalho, pois os resultados da organização dependem da capacidade de todos os membros de uma equipe. Se eles não conseguem se relacionar, dificilmente trabalharão para que, em conjunto, alcancem as metas estipuladas.

        Então, fale sobre seus colegas de empregos anteriores, como você lidava com as opiniões divergentes, os perfis mais desafiadores e aqueles os quais as ações fluíam e porquê. Com isso, a empresa terá uma visão de quais os perfis você melhor se relaciona.

          Coloque entusiasmo em sua fala. Não estou dizendo para jogar confetes. Fale do porque esse projeto traduz aquilo que você mais gosta de fazer e porque deu certo. Explique como foi o planejamento, como tudo foi administrado, bem como o modo que você mediu o próprio sucesso e os erros que acabaram sendo cometidos.

          Observe que a pergunta inclina para um lado, ao mesmo tempo, pessoal e profissional. Por meio da resposta, você falará sobre o próprio sucesso e senso de propriedade. Desse modo, será possível saber se você é ou não confiante em relação ao próprio trabalho, assim como as escolhas profissionais.

          Importante: mantenha a humildade, provavelmente você não fez esse projeto sozinho.

            Obviamente, suas principais informações estão no currículo, mas saiba que essa pergunta ajuda a identificar contradições. Além disso, você tem a oportunidade de falar sobre pontos importantes que não constam no currículo.

            Use essa questão para discorrer sobre suas habilidades e competências.

             

             

            0 COMENTÁRIO(S)
            Deixe sua opinião
            Use este espaço apenas para a comunicação de erros

            Máximo de 700 caracteres [0]