• Carregando...
Flat design style modern vector illustration concept of successful financial partnership, business people cooperation agreement, teamwork solution and hand shaking of two businessman. Isolated on stylish background
Flat design style modern vector illustration concept of successful financial partnership, business people cooperation agreement, teamwork solution and hand shaking of two businessman. Isolated on stylish background| Foto:

Quem está num mercado competitivo sabe a importância do marketing pessoal, de estar disponível, ser voluntário, flexível, de dominar outros idiomas, de ter competências empreendedoras e da energia emocional, já que a todo momento estamos interagindo com pessoas e esta interação precisa ser feita da melhor maneira possível.

Mas, quando pensamos no perfil do profissional a ser desenvolvido, também é necessário levar em consideração as principais dificuldades encontradas nas organizações atualmente. Para fazermos esta reflexão, selecionei quatro grandes temas: mercado, custos, tecnologia e governo. Estas quatro combinações formam o que chamo de ‘torniquete’ e que leva a empresa a ser cada vez mais eficiente para que possa sobreviver.

No mercado são milhares os concorrentes na grande maioria dos produtos em que se possa imaginar. Você desenvolve um produto hoje, na semana que vem são vários os concorrentes. Por exemplo, se sou um vendedor, o aperfeiçoamento da argumentação tem que ser constante, além de ter pleno conhecimento dos produtos que trabalha, dos concorrentes e ainda perceber tendências de mercado. Desta forma, a partir desta análise de mercado, da concorrência, o indivíduo está preparado para realizar uma comunicação pró-ativa e coerente das mudanças que estão ocorrendo.

Já a área de custos, que convive diariamente com inflação, concorrente, o fato de ter que baixar preço, melhorar processos. Digo que o custo do insumo e de mão de obra são quase incontroláveis. E isso vai asfixiando as organizações. Neste setor precisamos de profissionais aptos a olhar para dentro e fora das empresas. Internamente, melhorar o nível de produtividade, por exemplo, com menos recursos, processos mais ágeis e eficientes. E também externamente, observar o mercado, os insumos que se tem na produção.

A tecnologia exige um profissional com uma certa percepção, sensibilidade para a velocidade da informação, dos novos produtos, tendências, indivíduos que conduzam processos com rapidez. Basta olharmos para nossos celulares, o que eram e as máquinas de hoje.

E finalmente o governo, o mais complicado, que exerce uma pressão muito grande em duas situações: impostos e burocracia. Este indivíduo precisa entender os processos para que possa simplifica-los.

Para você ser um profissional desejado pelas empresas que possuem estes problemas, é necessário estar muito bem treinado, preparado, saber desenvolver ou ter a percepção ou sensibilidade para as mudanças tecnológicas que acontecem de forma simultânea em várias áreas nas organizações, seja na produção, no marketing administração, produção, e por fim no governo onde a  dificuldade de compreender e agir é imensa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]