• Carregando...

O novo ano vem chegando e é quase uma tradição falarmos sobre o tema ‘planejamento’, isto porque o momento é propício e a grande maioria das pessoas está aberta a fazer promessas de virada. Embora eu prefira a palavra ‘propósito’ do que ‘promessa’ porque acredito que o peso fica mais leve.

Independentemente daquilo que você conceitue, uma coisa é certa: é necessário planejar tudo aquilo que nos propomos a fazer em nossas vidas seja pessoal, familiar, educacional e claro, a profissional. Quero me ater aqui a este último item. A vida profissional quando bem planejada possui grandes chances de se ter êxito.

Mas há uma etapa inicial da qual as pessoas não se dão conta antes de iniciar esse planejamento. Trata-se de fazer uma auto avaliação de sua condição profissional, o que você já prometeu no último ano e não realizou. O que você conquistou e o que ficou no caminho.  Pode parecer até uma contradição: “mas é necessário iniciar pelo fim”. Essa sinceridade consigo mesmo vai lhe deixar mais forte e mais apto a construir o novo planejamento.

Passada essa fase,  inicie seu planejamento. Coloque um objetivo macro, a longo prazo, de preferência para daqui a dez anos. É ele que precisa ser o seu Norte inspirador.  Nesse contexto pode-se inserir algumas metas e algumas etapas a serem cumpridas no percurso.

Faça uma divisão daquilo que conseguirá fazer a médio e curto prazos, neste contexto, o que você precisa fazer em 2018 que se inicia.

Após realizar essa análise, prepare uma etapa das ações práticas que necessitam ser realizadas e de que forma. Afinal, planejar por si só não lhe levará ao êxito, mas sim a execução daquilo que você está se propondo a fazer. Nesta parte operacional, você precisa definir o que fará, de que forma, em que prazos e com quais recursos.

Concluída essas etapas, não jogue esse planejamento em uma pasta qualquer do seu computador. Deixe-o explicito, para que você possa ser tentado a revisá-lo de tempos em tempos. Esse ato fará com que o próprio planejamento seja atualizado, e claro, executado.

Faça isso, e verá que o êxito do documento elaborado por você será uma consequência.  Não deixe que as boas intenções de final de ano fiquem resumidas a virada, avalie-se efetivamente, comece o ano com garra, com mais responsabilidade sobre sua carreira. No mais, desejo a você leitor que o ano de 2018 seja de muita prosperidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]