• Carregando...
Vai TER Copa?
| Foto:

A expressão “Vai ter Copa” ou “Não vai ter Copa” se difundiu nas redes sociais nos últimos meses, acompanhada do sinal hashtag (#). Apesar de muito comum, gramaticalmente falando, a Copa não vai acontecer! Isso porque o uso do verbo TER no lugar do HAVER está em desacordo com a norma culta.

Vai haver copa 2

Nós nos acostumamos (e acostumamos nosso ouvido) a fazer esse uso, no entanto, TER pode apresentar vários significados diferentes, como “possuir” (Ele tem dinheiro), “sentir” (Ele tem fome) ou até mesmo “usar” (Quando a encontrei, ela tinha um vestido vermelho). Porém, no dicionário, o verbo TER não representa HAVER. Na linguagem impessoal, popular, ele é largamente utilizado, mas na linguagem culta, pode ser considerado um desvio.

Além disso, o verbo TER é um verbo pessoal, ou seja, sempre tem um sujeito. Se utilizássemos o bordão “Vai ter Copa”, é como se imaginássemos um sujeito oculto “o Brasil” (O Brasil vai ter Copa). Mas ficaria um pouco estranho, não acham? Já o HAVER é impessoal, sem sujeito, por isso o correto é “Vai haver Copa”, pois existe a ideia de impessoalidade.

Portanto, se levarmos em conta o uso da frase na linguagem informal, a partir de amanhã vai ter Copa, sim! No entanto, se a base for a gramática, faremos parte dos opositores. A menos que comecemos a falar: #vaihavercopa!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]