• Carregando...
Tom Oord é teólogo e defende a conciliação entre evolução e Cristianismo. Há quem diga que isso levou à sua demissão de uma universidade protestante. (Foto: Divulgação)
Tom Oord é teólogo e defende a conciliação entre evolução e Cristianismo. Há quem diga que isso levou à sua demissão de uma universidade protestante. (Foto: Divulgação)| Foto:

A Igreja do Nazareno (Church of the Nazarene), nos Estados Unidos, tem oito instituições de ensino nos Estados Unidos, e está no centro de uma controvérsia após o reitor de uma das faculdades, a Northwest Nazarene University (NNU), ter demitido por e-mail um de seus professores, o teólogo Tom Oord, enquanto ele estava no Havaí, de folga.

thomas oord

Tom Oord é teólogo e defende a conciliação entre evolução e Cristianismo. Há quem diga que isso levou à sua demissão de uma universidade protestante. (Foto: Divulgação)

O motivo oficialmente alegado foi corte de custos. No entanto, há quem esteja convencido de que o problema é outro: Oord é um firme defensor da teoria da evolução e de sua conciliação com o Cristianismo, entendendo os processos de seleção natural como a maneira escolhida por Deus para criar a variedade de vida na Terra, e isso teria motivado sua demissão. Para os criacionistas e adversários de Oord, isso estaria em conflito com a profissão de fé da universidade, segundo a qual a Bíblia, divinamente inspirada, “contém toda a verdade necessária para a fé e a vida cristã”. Questão de interpretação, pois não vejo problema nenhum em considerar a Escritura verdadeira e divinamente inspirada e aceitar a evolução. Mas há quem veja nisso uma heresia.

Oord tem outras opiniões mais controversas, como a de que Deus não conhece o futuro. Karl Giberson, outro defensor da evolução e que já foi colega de Oord em outra das faculdades da Igreja do Nazareno, o Eastern Nazarene College, explica o caso em um artigo e mostra que a defesa da evolução já motivou a saída de outros professores, inclusive o próprio Giberson. Dias atrás, o reitor da NNU aparentemente recuou da decisão em uma carta endereçada à universidade após ter recebido uma espécie de “voto de desconfiança”. Pediu desculpas pela deselegância de demitir alguém por e-mail durante a folga do demitido, e disse que a demissão está temporariamente suspensa.

Não é uma situação fácil. Eu acredito no direito de uma instituição de ensino confessional a agir para que, dentro de seus muros, seus ensinamentos sejam respeitados. Como católico, por exemplo, acho absurdo que escolas e universidades católicas aceitem tranquilamente que alguns de seus professores defendam o aborto ou insultem o papa, como já vi acontecer por aí. Mas no caso da evolução temos dois problemas. O primeiro é de ordem geral: convenhamos, a evolução é a melhor explicação que há para a variedade de vida na Terra. É algo básico para entender a biologia. O segundo problema diz respeito à Igreja do Nazareno: a profissão de fé da denominação é vaga o suficiente para acomodar uma visão que concilie evolução e fé cristã, então pelo menos neste aspecto não haveria por que condenar Oord.

——

Você pode seguir o Tubo de Ensaio no Twitter e curtir o blog no Facebook!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]