• Carregando...

O blog andou parado entre segunda e quarta, mas por um bom motivo: a semana vem sendo bem corrida, com os preparativos para a viagem a Cambridge. Agora que a mala está quase pronta, aproveito a chance para deixar dois vídeos.

O primeiro é de Francis Collins, para o Big Think. Ele explica por que, em sua opinião, tantos cientistas têm dificuldades para crer em Deus, e como seu trabalho como geneticista influencia sua fé. Collins lembra que a ciência não é a única fonte de conhecimento e critica extremistas que usam a religião para rejeitar descobertas científicas, e os ateus militantes que usam a ciência como porrete para ridicularizar os crentes. A abordagem de Collins me soa bem parecida com os Magistérios Não-Interferentes de Stephen Jay Gould. Confiram aí e digam o que vocês acham:

O segundo, que eu descobri graças a uns amigos no Facebook, é uma reportagem italiana (no YouTube o autor das legendas diz que é da RAI, mas não tenho certeza) sobre o processo de Galileu. No geral está boa, mas achei que o entrevistado acabou dando a impressão de que houve um episódio só envolvendo Galileu, Urbano VIII e são Roberto Belarmino. Na verdade, Belarmino foi personagem do primeiro processo, de 1616; e Urbano VIII conduziu o segundo processo, de 1633.

——

A votação para a edição 2011 do Prêmio Top Blog vai até 11 de outubro. Ano passado, o Tubo de Ensaio, concorrendo na categoria “religião/blogs profissionais”, foi o vencedor pelo voto popular. Vamos tentar o bicampeonato e buscar melhorar a posição no júri acadêmico, em que o Tubo terminou em terceiro lugar na edição 2010. Para votar, clique aqui, ou no selo ao lado. À medida que outros blogs da Gazeta do Povo forem se inscrevendo no prêmio, vocês saberão aqui como votar neles também.

——

Não se esqueça de seguir o Tubo de Ensaio no Twitter!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]