• Carregando...

Vários amigos me recomendaram que buscasse na internet o programa Escola da Fé, apresentado na TV Canção Nova no começo do mês. O professor Felipe Aquino, apresentador do programa, recebeu o padre Paulo Ricardo, reitor do seminário de Cuiabá, para falarem de ciência e fé.

Finalmente consegui ver o programa, que no YouTube está dividido em 14 partes. O que nos interessa começa na parte 5. O ponto de partida da conversa é a encíclica Fides et Ratio, de João Paulo II, e o padre Paulo Ricardo comenta sobre a literalidade da Bíblia e as contribuições da ciência para a compreensão das Escrituras, a ditadura do relativismo, os extremismos religiosos e cientificistas e outros assuntos similares.

Um telespectador fez uma pergunta sobre Darwin, e, apesar de o padre Paulo Ricardo ter falado em “design inteligente”, não sei até que ponto ele concorda com os postulados do DI. Fato é que as mutações genéticas são, sim, aleatórias. A racionalidade do negócio, diria eu, está no fato de que nem todas as mutações vingam; elas só se perpetuam se oferecem uma vantagem ao seu portador. Quanto à biografia de Darwin, talvez o padre Paulo Ricardo não soubesse (também, ele não tem obrigação de saber) que o fato de ter perdido uma filha pequena colaborou de forma decisiva no afastamento de Darwin em relação à religião.

Ao longo do programa, apresentador e entrevistado comentam vários outros assuntos de interesse dos católicos, como a nova encíclica social do Papa (que ainda não havia sido lançada) e o Ano Sacerdotal; além disso, respondem outros tipos de perguntas. Essa parte pode soar um tanto maçante para os não-católicos, mas os católicos verão muita coisa útil – só preciso corrigir o professor Felipe quanto ao conclave. Ratzinger foi eleito não na segunda votação, mas no segundo dia (e na quarta votação); e boa parte dos conclaves mais recentes não exigiu muitos escrutínios para haver um eleito.

Eu, particularmente, sou fã do padre Paulo Ricardo; ele não tem papas na língua na hora de dizer o que precisa ser dito, especialmente em relação à infiltração de doutrinas estranhas na Igreja. Suas palestras sobre vícios espirituais também são geniais. Enfim, confiram aí o programa exibido na Canção Nova. A lista de reprodução foi criada por mim; assim que uma parte termina, a outra deve começar a carregar automaticamente. Avisem se houver algum problema técnico.

——

Tubo de Ensaio no Twitter

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]