• Carregando...
Achar a pequena praça Furstemberg no meio do agito do Saint Germain é como descobrir um pequeno tesouro. (Sâmar Razzak)
Achar a pequena praça Furstemberg no meio do agito do Saint Germain é como descobrir um pequeno tesouro. (Sâmar Razzak)| Foto:

Hoje tem estréia aqui no blog. O propósito deste espaço é apresentar uma Paris diferente daquela que a gente já vê por ai. E seria muito pretensioso da minha parte achar que eu posso fazer isso sem ajuda. Sou novata na cidade, leio muito e converso com muita gente para tentar descolar dicas legais para vocês. E foi assim que nasceu a ideia da seção Paris Secreta. Regularmente, vou retratar aqui um segredo de Paris de acordo com diferentes pessoas que vivem ou já viveram em Paris (ou ainda dicas de apaixonados pela cidade).

Para estreiar esta seção, uma dica preciosa da querida Mabel. Confira!

Quem: Mabel Franzone, 61 anos. Pesquisadora argentina que morou por anos em Paris e sempre retorna a trabalho ou para passear.

Segredo: “Eu tenho um endereço preferido em Paris, onde eu levo todos os meus amigos: é a Place Furstemberg. E fica ainda melhor se a gente chega até ela pela rua Jacob”.

Praga Furstemberg: pequena, escondida e charmosa.

Achar a pequena praça Furstemberg no meio do agito do Saint Germain é como descobrir um pequeno tesouro. (Sâmar Razzak)

Voilà! foi até la: A Place Furstemberg fica no sexto arrondissement de Paris. Descendo na estação Saint Germain de Prés, pegue a saída que da acesso ao Boulevard Saint Germain. Poucas quadras após a saída do metro, você vai cruzar com a Rue de l’Eclaudé, vai seguir por ela até o cruzamento com a rua Jacob. Ali você vai virar à esquerda para chegar até a praça conforme a indicação da Mabel. Uma quadra e você ja vai enxergar, à esquerda, uma das praças mais lindas de Paris.

Não há bancos. O segredo é chegar e apreciar a beleza do lugar.

Escondida no Saint Germain, a praça é tranquila e cheia de charme. (Sâmar Razzak)

Ela é pequena,  não tem nenhum banco e fica bem no meio da Rue Furstenberg. Mas tem uma beleza singular, longe do vai e vem intenso das ruas das imediações. A beleza romântica do lugar atrai muitos artistas. Diversas gravuras e ilustrações da praça são encontradas em Paris. E não é raro de, no dia em que você for visitar o lugar, se deparar com algum artista ou estudante pintando ou desenhando a praça (aquela menina sentada na calçada, no fundo desta foto, esta fazendo exatamente isso).

P

A praça serve de inspiração para muitos artistas. (Sâmar Razzak)

A praça, no entanto, não é o único atrativo da Rue Furstemberg. Fica ali também, no numero 6 o Museu Delacroix. A casa onde o maior nome do romantismo francês viveu seus últimos anos foi transformada em museu nacional. Estão ali diversas obras do pintor (entre quadros e gravuras) além de obras que pertenciam à coleção particular do artista. Para economizar, vale seguir a dica do próprio Museu Delacroix: se você tiver visitado o Museu do Louvre no mesmo dia, seu ingresso vale como entrada também para o Museu Delacroix.

Delacroix: mestre da pintura francesa.

Atelier do Museu Delacroix: última casa onde o artista viveu. (Sâmar Razzak)

Depois de visitar o pequeno museu, eu indico aproveitar e passar na pequena La Maison du Chou. Trata-se de um café do chef Manuel Martinez – duplamente estrelado pelo guia Michelin pelo restaurante Le Relais Louis XIII – e Meilleur Ouvrier de France (que lhe dá o direito a usar aquela gola azul, branca e vermelha reservada aos maiores nomes da gastronomia francesa). Ali é servido um único doce: o chou. Trata-se de uma massa bem leve, que lembra a massa de uma bomba, recheada de um creme levemente adocicado. Eles recheiam o doce na hora e você pode escolher o aroma da massa: natural, chocolate ou café. É simplesmente sensacional.

Confeitaria escondida e deliciosa

La Maison du Chou: especializada num único doce assinado pelo renomado chef francês Manuel Martinez (Sâmar Razzak)

 

O recheio é sempre o mesmo. O que muda é o aroma da massa.

Voilà a estrela do lugar: o chou! (Sâmar Razzak)

Serviço:

Praça Furstemberg

Rue de Furstenberg, 75006 Paris

Metrô: Saint-Germain-des-Prés / Mabillon

Musée Delacroix

6 Rue de Furstemberg, 75006 Paris

Aberto todos os dias (menos às quartas) das 9h30 às 17h30

Maison du Chou

7 Place de Furstemberg, 75006 Paris

De quarta a sexta: Das 11h às 19h

Sábado e domingo: das 9h às 19h

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]