Assinaturas Classificados
Seções
Anteriores
Quem faz o blog
Publicidade

Volta ao Mundo

Quem faz o blog
Seções
África
Ásia
Estados Unidos
Europa
Oceania
Posts
Enviado por admin, 12/07/12 5:07:00 AM

Costa Amalfitana: onde o céu se perde no mar

Arquivo pessoal
Amalfi fica na região da Campania, província de Salerno, com cerca de 5.421 habitantes

Depois de Salento, pegamos a estrada por mais algumas horas e chegamos à famosa Costa Amalfitana. Linda e impressionante. Nunca havia passado por estradas tão estreitas na minha vida, que vão costeando o mar, ou melhor, o precipício e percorrendo Amalfi, Ravello, Positano, Salerno entre outras cidades. Andar de carro ou ônibus nessa estrada é uma aventura grau 8. Na maioria dos locais da rodovia é impossível que passem dois carros ao mesmo tempo, mas os italianos ali andam naturalmente e com certa velocidade, como se tudo fosse dar certo sempre. E pelo menos, nos dias que estivemos lá, deu.

Arquivo pessoal
Os limões socilianos estão por tudo, das cerâmicas às essências de perfumes

As cidades se desenvolveram subindo a montanha e a paisagem da região mistura casas e edifícios antigos espalhadas no meio de plantações de limões sicilianos, famosos por produzirem a Limoncello, um licor típico da Costa. A vista de qualquer lugar da costa traz a sensação de estarmos mais pertinho do céu. Aliás, em Ravello (um povoado pequeno beeem no alto), costuma-se dizer que é a cidade onde o céu encontra com o oceano e é impossível distinguir onde começa um e termina o outro. Uma imensidão de tons de azul nas alturas.

Arquivo pessoal
Ravello foi fundada logo após da queda do Império Romano por famílias afortunadas que fugiam da costa

O mecanismo das cidades
Do pequeno porto partem ferrys que fazem o translado também via mar entre as cidades, além de barcos de turismo que fazem passeios pelas praias e grutas da região. Uma boa dica é alugar um barco, bote ou lanchinha por dia por meio dia. Eles não exigem habilitações e se for um grupo de quatro, já compensa bastante, pois os pequenos espaços de praia que existem na costa não são exatamente bonitos, não muito recomendados. O melhor aqui é pegar o barco e partir para outros lados.

Por favor, não caiam no passeio que todos turistas desavisados caem de ir até a Grotta dello Smeraldo, que não passa de uma gruta de 5×5 com uma luz azul artificial colocada para impressionar e criada para pegar dinheiro de turistas. Não é caro, mas não vale a pena (me arrisco um pouco ao escrever isso porque gosto é gosto e a impressão depende muito da experiência de vida de cada um, mas claro que tudo que eu coloco aqui é baseado no que temos visto por esse mundão a fora).

Arquivo pessoal
Positano tem cerca de 3.800 habitantes e ocupa uma área cheia de charme de 8 km²

Passamos duas noites em Amalfi. Era a região onde tinha hotéis mais em conta, mas mesmo assim caros. Nós ficamos no Hotel La Palme que achamos em promoção no booking.com. Positano é inflacionada pela moda e pelos turistas mais afortunados, por isso opte em ir para lá para passear, passar o dia ou algumas horinhas, não precisa mais que isso. Hotel na Costa não é nada barato e vale reservar com antecedência.

As cidades ali em geral são pequenininhas com ruelas ondem não passam carro, apenas pedestres, cheias de lojinhas, bares e restaurantes movimentados. Porque transitar e estacionar na costa é complicado e nada indicado, deixamos o carro no hotel e só pegamos na dia de sair. Compramos o bilhete de ônibus único para o dia que é mais barato e fizemos Ravello e Positano de ônibus, tranquilamente e sem estresse com a estrada.

Arquivo pessoal
Capri é o reduto de artistas e famosos de Holywood

Capri foi uma pequena decepção

Hummm… Capri… Foi a minha decepção até agora. A badalada Capri é sim uma ilha charmosa, cheia de turistas cheio da nota atrás dos restaurantes carríssimos e lojas de grife mais caras ainda. Pensei que fossemos ficar a tarde numa praia paradisíaca… que nada. A ilha tem apenas duas, uma em Ana Capri e outra em Capri, com no máximo 200m. O pior ainda é que os restaurantes que estão instalados em frente ao mar fecharam a praia e fizeram um espaço privado onde se cobra 16 euros para entrar e deitar nas cadeiras. Pode? A praia pública é ridiculamente pequena, com predras enormes e pessoas aglomeradas brigando por um espaço ao sol.
Fomos de Ferry, de Amalfi a Capri em 1h30 para ficarmos umas 8 horas na ilha. Ficamos três.

Arquivo pessoal
Uma das duas praias de Capri. Aqui os interessados em curtir o sol ficam nas piscinas dos hotéis
Arquivo pessoal
Amalfi
Arquivo pessoal
Positano
Arquivo pessoal
Pimentas nos mercados de Amalfi
Arquivo pessoal

********************
Nosso próximo destino: Pisa, Milão e Lago de Como

Venha com a gente nessa viagem: raphaeseba@gmail.com e acesse Facebook

Este é um espaço público de debate de idéias. A Gazeta do Povo não se responsabiliza pelos artigos e comentários aqui colocados pelos autores e usuários do blog. O conteúdo das mensagens é de única e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Renata | 12/07/2012 | 21:48

      Oi Rapha e Seba, adorei o título do post, inspirada hein Rapha?! E esta última foto com o bouganvile roxo está de cartão postal. Os lugares parecem lindos, mas já tinha houvido falar que a Itália era um país bem caro turismo mesmo, mas vale a pena conhecer né? Falando nisso recebemos um cartão postal lindo sabia de um casal muito especial... Te escrevo mais por e-mail! Beijos com saudades, Re

      Publicidade
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 69,30 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade