• Carregando...
Chefs que inspiraram o prêmio. Foto Basque Culinary Center
Chefs que inspiraram o prêmio. Foto Basque Culinary Center| Foto:
A notícia é muito boa e vem de San Sebastian, no País Basco, lugar que todo mundo que gosta de comer bem quer ir sempre. Estão abertas as nomeações para o “Prêmio Mundial Culinário Basco” (Basque Culinary World Prize).

Mais uma edição da premiação do Centro Culinário Basco. Na fotos alguns dos principais chefs internacionais que inspiraram o prêmio. Foto Basque Culinary Center

A premiação – de 100 mil euros –  é para chefs cujo trabalho tiveram impacto transformador em áreas como inovação, tecnologia, educação, meio ambiente, saúde, indústria alimentar e desenvolvimento social ou econômico.

O júri é formado pelos chefs mais influentes, assim como acadêmicos e especialistas internacionais. Profissionais e instituições gastronômicas poderão nomear chefs ao redor do globo até o dia 31 de maio. As nomeações devem ser feitas no site do prêmio  www.basqueculinaryworldprize.com 

Entre 23 e 24 de julho, em Modena, na Itália, será conhecido o vencedor. É a terceira edição do prêmio concedido pelo  Governo Basco no âmbito da Euskadi e do Centro Culinário Basco  (Basque Culinary Center – BCC). O BCC é uma instituição universitária pioneira fundada em 2009 como um espaço interdisciplinar que contribua para a profissionalização do setor. 

Entre os membros do júri os principais chefs do mundo todo, como Joan Roca (Espanha), Gastón Acurio (Perú), Ferran Adrià (Espanha), Massimo Bottura (Itália), Michel Bras (França), Dominique Crenn (Estados Unidos), Yoshihiro Narisawa, (Japão), and Enrique Olvera (México), que inspiraram a criação do prêmio “provando que a gastronomia pode fornecer novas perspectivas para diversos setores”, explicam.

Em 2017, o a chef colombiana Leonor Espinosa foi vencedora com o projeto ‘FunLeo’, uma fundação que promove a “Gastronomia para o Desenvolvimento”, aproveitando o conhecimento ancestral dos indígenas e afro colombianos nos seus restaurantes Leo e Misia em Bogotá.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]