• Carregando...
Disco faz parte da projeção ilusionista na praça Tiradentes | Tom Lisboa/Divulgação
Disco faz parte da projeção ilusionista na praça Tiradentes| Foto: Tom Lisboa/Divulgação

Pedestres que estiverem passando pela Praça Tiradentes a partir do próximo domingo (1º) irão encontrar três fenacistoscópios espalhados pelo marco zero da cidade. Os tripés — daqueles utilizados por fotógrafos — sob uma caixa espelhada com um disco cheio de desenhos dentro fazem parte do projeto multimídia (a)round, desenvolvido por Tom Lisboa.

Lançando pelo décimo ano seguido um novo projeto no mês de maio, Tom Lisboa construiu três fenacistoscópios para serem manipulado pelo público na Praça Tiradentes, marco zero de Curitiba, entre os dias 1º e 14 de maio, das 14h30 às 17h. Depois de manusear a engenhoca, o público será presenteado com uma pequena réplica de um dos discos fotográficos produzidos para o projeto. O trabalho também poderá ser acompanhado pelo site oficial.

(a)round

O projeto não é somente uma intervenção urbana. Ele é multimídia, mistura fotografia, performance, GIFs animados e o fenacistoscópio (inventado em 1829, por Joseph Plateau, foi utilizado no cinema para criar a ideia de ilusão do movimento através da projeção de fotogramas em rotação sobre a superfície espalhada) aliada a uma intervenção urbana.

Para o artista, “os discos fotográficos de (a)round lançam um novo olhar sobre este ponto original”. Neste trajeto são feitas fotografias de prédios, objetos, pessoas que depois serão reutilizadas para criar os discos fotográficos dos fenacistoscópios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]