• Carregando...
Destruição: inimigo de outro planeta, mas o medo é deste | /Divulgação
Destruição: inimigo de outro planeta, mas o medo é deste| Foto: /Divulgação

No novo “Independence Day – O Ressurgimento”, os alienígenas estão piores do que nunca. Eles não querem apenas caçar, dominar ou colonizar a humanidade. Seu objetivo é o completo extermínio da vida na Terra. O filme é apenas o último — e exagerado — exemplo de uma longa tradição hollywoodiana de retratar as espécies extraterrestres como invasoras, violentas e ameaçadoras.

A tradição tem início no cinema ainda na década de 1950, quando obras como “Invasores de Marte” exibiam os alienígenas com efeitos visuais toscos, passa pelo assustador “Alien” dos anos 1970, e pelos filmes catástrofe dos anos 1990, como o primeiro “Independence Day”. A exceção é um curto período nos anos 1980, quando obras como “E.T. — O Extraterrestre” passaram a retratá-los de forma mais simpática (ver linha do tempo). De resto, os alienígenas sempre foram representados como os maiores inimigos da humanidade. Segundo estudiosos da indústria, isso ocorre porque as espécies alienígenas servem para representar o modo como a humanidade — ou Hollywood — encara o outro.

“Os alienígenas são uma representação clássica do desconhecido”, diz João Eduardo Hidalgo, professor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp. “Nos filmes esse outro pode vir do espaço, mas no mundo real ele vem de outro país, religião, raça ou cultura.”

Leia também: Os aliens nunca vão invadir a Terra por um simples motivo. Estão todos mortos

Desse modo, o cinema não consegue escapar do contexto político em que foi feito, querendo o diretor ou não. “Mesmo quando o artista se diz apolítico, sua obra acaba refletindo a politica de sua época”, diz Ronaldo Rosas Reis, que dá aula de Cinema e Ideologia na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. “Mesmo numa comédia ou um romance, sempre há uma visão crítica ou favorável aos costumes de sua época. Quando o cinema americano retrata os alienígenas, ele geralmente está tratando de quem são os inimigos dos Estados Unidos”.

A inédita violência aniquiladora do novo “Independence Day”, por exemplo, pode servir como uma referência aos atos extremistas do Estado Islâmico. “Em seus ataques, o Estado Islâmico não faz nenhuma demanda, ele quer unicamente a destruição do inimigo, que julga inferior. Isso está refletido no filme”, diz Hidalgo.

Inimigos íntimos

Segundo o especialista, a tradição de retratar os alienígenas como inimigos na mídia de massas é antiga, datando da era do rádio. Já em 1938, durante uma leitura radiofônica do livro “A Guerra dos Mundos”, Orson Welles levou pânico aos Estados Unidos. Pessoas saíram às ruas, convencidas de que o país estava sendo invadido por uma tropa invasora.

Durante os anos 1950, no auge da Guerra Fria, os filmes com extraterrestres serviram como alegoria para falar da sempre presente ameaça vermelha. No filme “Vampiros de Almas”, por exemplo, os invasores que roubam a memória e a personalidade das pessoas são vistos como uma representação do totalitarismo soviético. “Esses filmes tentavam alertar as pessoas sobre o alcance do perigo comunista”, diz Ronaldo Reis. “Nessa mesma época, a própria União Soviética e a Alemanha Oriental também realizavam produções que serviam de instrumento ideológico.”

A partir do final dos anos 1970, essa visão perdeu um pouco da força. Graças a uma nova geração de cineastas que chegava a Hollywood, influenciada pela contracultura e pelo pacifismo, os extraterrestres passaram a ser retratados como aliados da humanidade. A principal influência nessa nova leva de filmes foi Steven Spielberg, que lançou a moda com “Contatos Imediatos de Terceiro Grau” e dirigiu seu mais perfeito representante, “E.T. – O Extraterrestre”.

Leia também: A noite em que uma ogiva nuclear quase destruiu parte dos EUA

Outro fator que influenciou essa mudança de visão foram os avanços na corrida espacial da década anterior. Segundo João Hidalgo, com a conquista da Lua, a exploração do espaço passou a ser vista com um olhar mais otimista e o cosmo deixou de representar o grande desconhecido. O antigo inimigo virou parceiro.

Globalização e 11 de Setembro

Mas isso durou pouco tempo. “Já no começo dos anos 1990, ficou claro que o programa espacial havia sido abandonado e que os outros planetas continuariam sendo desconhecidos”, diz o pesquisador. Nessa mesma época, o mundo entra de cabeça na globalização e os Estados Unidos voltam a se envolver em outro conflito, a Guerra do Golfo, dessa vez no Oriente Médio. É nesse contexto que surgem “MIB – Homens de Preto” e “Marte Ataca!”.

Segundo Hidalgo, esse medo do inimigo externo ficou ainda mais forte depois do 11 de setembro, quando os americanos perceberam que estavam vulneráveis a esse tipo de ataque. É isso que explica a nova onda de filmes com invasões alienígenas nos últimos anos, como “Skyline”, “Invasão do Mundo” e “Battleship”.

“Basta olharmos para o modo como o Ocidente encara os muçulmanos para vermos que o outro ainda é o indesejado, o inimigo”, diz. “Esse imaginário acaba transbordando para o roteiro dos filmes, que representam os medos e desejos dos autores.” Ou seja, enquanto houver conflito no mundo, o cinema vai ter material de sobra para se inspirar.

Vilões, amigos e vilões novamente

1951 – O dia em que a Terra Parou

Alienígenas fazem um ultimato para que a humanidade acabe com as guerras e as armas nucleares. Eles são atacados e ameaçam destruir a Terra se não forem atendidos.

Status alien: Inimigos

1953 – Os Invasores de Marte

Depois de ver um disco voador pousar em seu quintal, um garoto percebe mudanças no comportamento de seu pai e dos vizinhos. Eles se tornaram parte do exército invasor marciano.

Status alien: Inimigos

1956 – Vampiros de Almas

Esporos caem do espaço e se tornam capazes de criar reproduções perfeitas de seres humanos, dando início a uma invasão silenciosa da Terra

Status alien: Inimigos

1977 - Contatos Imediatos de Terceiro Grau

Spielberg imprime uma visão otimista e lúdica ao contato com os aliens. E através da música humanos e E.T.s conseguem se entender.

Status alien: Aliados

1979 – Alien

Um aterrador monstro espacial ataca os tripulantes humanos de uma nave comercial que está em viagem de retorno à Terra.

Status alien: Inimigos

1982 – ET — O Extraterrestre

Um menino fica amigo de um extraterrestre abandonado na Terra por sua tripulação. Eles tentam esconder o segredo de sua família e do governo.

Status alien: Aliados

1985 – Inimigo meu

Dois soldados inimigos, um humano e um alienígena, se tornam amigos depois de ficarem presos no mesmo planeta.

Status alien: Aliados

1985 – Cocoon

Alienígenas resgatar casulos abandonados na Terra. Acidentalmente, sua tecnologia acaba rejuvenescendo três idosos americanos.

Status alien: Aliados

1996 – Independence Day

Um grupo de habitantes da Terra se reúne para combater uma frota alienígena invasora, que já atacou diversas metrópoles como Nova York, Paris e Londres.

Status alien: Inimigos

1996 – Marte Ataca!

Um grupo de marcianos baixinhos tenta colonizar a Terra. Eles invadem o planeta e promovem um massacre em busca de seu objetivo.

Status alien: Inimigos

1997- MIB — Homens de Preto

Dois agentes secretos fazem parte de uma organização destinada a controlar os alienígenas presentes na Terra e manter sua existência escondida da humanidade.

Status alien: Inimigos (alguns poucos são aliados)

2002 – Sinais

Um ex-pastor acompanha uma invasão alienígena a partir de sua fazenda, longe dos centros principais do confronto

Status alien: Inimigos

2010 – Skyline

Luzes descem dos céus abduzindo os habitantes da Terra. Um pequeno grupo tenta sobreviver ao ataque.

Status alien: Inimigos

2011 - Invasão do Mundo: A Batalha de Los Angeles

O filme mostra soldados americanos combatendo uma força invasora alienígena que tenta dominar o planeta por causa da água em sua superfície

Status alien: Inimigos

2016 – Independence Day – O Ressurgimento

Vinte anos depois, os invasores alienígenas retornam para terminar seu trabalho, mais preparados e mais destrutivos.

Status alien: Inimigos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]