• Carregando...
 | /
| Foto: /

Quinto filme de uma série que tem a viagem no tempo no DNA, “O Exterminador do Futuro: Gênesis”, que estreou na quinta-feira (2), adiciona mais reviravoltas temporais à já complexa história iniciada em 1984.

O novo filme pretende ser uma história totalmente independente dos primeiros. Mas foi arquitetado de forma a não contradizer nada do que já foi contado e faz referências diretas à história original – sobretudo aos dois primeiros filmes lançados por James Cameron em 1984 e 1991.

Leia também: A grande missão dos super-heróis: salvar a carreira dos atores em decadência

Logo, ter a história toda fresca na memória pode tornar o novo filme mais divertido.

Se você já assistiu aos filmes anteriores e gostaria de relembrar a história de cada um antes de assistir a “Gênesis”, confira o resumo de cada título abaixo:

(Atenção: o material a seguir é puro spoiler)

“I’ll be back”.O ciborgue assassino mata um bocado de gente na estreia da franquia, em 1984.

O Exterminador do Futuro (1985)

Um ciborgue do futuro (Arnold Schwarzenegger) chega nu a Los Angeles em 1984. Ataca três jovens punks perto de um observatório, rouba suas roupas e sai à procura de Sarah Connor, matando várias homônimas até encontrar a então garçonete (vivida pela atriz Linda Hamilton). Um humano, Kyle Reese, que também chega de 2029 sem as roupas e rouba as calças de um mendigo, consegue protegê-la do ciborgue. Durante a fuga, ele explica que ela será mãe do líder da resistência humana no futuro, quando um sistema inteligente de defesa chamado Skynet se tornaria autoconsciente e causaria uma guerra nuclear para destruir a raça humana. O filho de Sarah, John Connor, se tornaria uma dor de cabeça para as máquinas, que decidem enviar um exterminador T-800 (ciborgue projetado para assassinar humanos) para matá-la e impedir a existência do líder. Depois de despistar o robô, Reese e Sarah acabam sendo levados para uma delegacia de polícia. O T-800 os localiza, invade o lugar e massacra todos os policiais, mas não consegue pegá-los. Enquanto se escondem do exterminador, Sarah e Reese vão para a cama juntos antes de mais um episódio de perseguição que acaba em uma fábrica. O soldado morre ao explodir parte do robô, que já havia perdido sua camada de tecido humano em uma explosão. Mesmo sem os membros inferiores, o T-800 continua perseguindo Sarah, que consegue prensá-lo com uma das máquinas da fábrica. Grávida, ela foge em direção ao México, onde tira a fotografia que Reese ganharia de John no futuro.

O T-800 voltou bonzinho no segundo filme, em 1991.

O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991)

A Skynet envia um novo exterminador ao passado – agora para matar John Connor, já com 10 anos de idade. Dois exterminadores, incluindo o T-800, chegam do futuro, mas desta vez entram em confronto. É que o ciborgue vivido por Schwarzenegger foi enviado pelo próprio John Connor no futuro, desta vez tem a missão de proteger o garoto do T-1000 (Robert Patrick), robô mais moderno e feito de metal líquido enviado pelas máquinas do futuro. John vive com pais adotivos, já que Sarah foi enviada a uma instituição psiquiátrica. Depois de resgatada, Sarah sai à caça do cientista Miles Dyson ao ouvir do exterminador que o homem seria o responsável por criar a tecnologia que se voltaria contra os humanos no dia do Julgamento Final, em 1997. John e o Exterminador impedem Sarah de matar Dyson e o convencem a ajudar a destruir as instalações da empresa Cyberdyne , onde também estão peças do exterminador enviado em 1984 que seriam usadas para criar nova tecnologia. Depois de explodir a empresa, eles conseguem matar o T-1000 jogando-o em uma enorme caldeira. Para destruir outros vestígios da tecnologia do futuro, o T-800 também é destruído no metal fundido.

O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas (2003)

O ano é 2004. Sarah conseguira evitar o Dia do Julgamento Final quando destruiu a Cyberdyne com a ajuda do T-800, mas morrera pouco tempo depois. Traumatizado pelas tentativas das máquinas de matá-lo no passado, John Connor vive à deriva. Mas as máquinas enviam um modelo ainda mais moderno, o T-X (Kristanna Loken), para matá-lo junto com outras futuras lideranças da resistência humana (incluindo sua futura esposa, Kate Brewster, interpretada por Claire Danes). Mas a própria Kate também enviou do futuro um ciborgue para protegê-los – o T-850 (uma nova versão tagarela vivida por Schwarzenegger). Depois de ajudar John e Kate a fugir, o androide conta que um novo dia do Julgamento Final aconteceria naquele mesmo dia e diz que deve levá-los para longe das explosões. Mas eles o obrigam a ajudá-lo a destruir o sistema militar Skynet, que entraria online e se tornaria autoconsciente, e que por acaso estava a cargo do pai de Kate, Robert Brewster, que é um alto comandante das forças armadas dos Estados Unidos. Eles não chegam a tempo de impedir o acionamento do sistema, mas recebem coordenadas de Robert para o suposto núcleo do Skynet. Atacado pelo T-X durante a operação, em que Robert acaba morrendo, o T-850 é reprogramado para atacar John e Kate. Mas eles conseguem fugir em direção ao local indicado por Robert com a intenção de destruir a Skynet antes da catástrofe nuclear. Ao chegar, são interceptados pelo T-X, mas conseguem entrar com a ajuda do T-850, que, depois de recuperar sua programação original, se explode junto com o inimigo. John e Kate descobrem que as coordenadas eram de um abrigo nuclear e que o Dia do Julgamento Final não poderia ser evitado.

Um reinício da franquia foi tentado em 2009 com “A Salvação”, com Christian Bale na pele de John Connor já adulto e combatente da resistência.

O Exterminador do Futuro - A Salvação (2009)

No quarto filme da franquia, que pretendia ser o primeiro de uma nova trilogia, o personagem principal é John Connor (Christian Bale), já em 2018 – 14 anos depois do Dia do Julgamento. Em um ataque a instalações da Skynet, ele descobre que as máquinas estão capturando humanos para pesquisas para um novo tipo de exterminador coberto por tecido vivo – o T800. Apenas John e um prisioneiro, Marcus Wright (Sam Worthington), saem vivos do ataque. De volta aos quartéis da resistência, John descobre que é o segundo nome em uma lista de alvos prioritários da Skynet – o primeiro é uma criança de nome Kyle Reese (que John sabe que logo mais deveria ser enviado ao passado para ser seu pai). Marcus, que havia acordado após o ataque sem saber o que estava acontecendo, é salvo pelo jovem Reese de um ataque de exterminadores. Ambos acabam capturados pelas máquinas. Marcus conhece uma integrante da resistência e é levado para o QG do movimento, mas acaba sendo ferido por uma mina terrestre no caminho e descobre que é um ciborgue. Ele é capturado pela resistência, mas consegue escapar e acaba salvando John Connor de um ataque de exterminadores. Eles decidem se aliar. Marcus remove o chip da Skynet instalado em sua cabeça e ajuda John a atacar uma instalação da Skynet, onde lutam contra o T-800 (que tem a aparência de Schwarzenegger em 1984, reconstruída por computador). John é ferido mortalmente no coração, mas Marcus oferece seu próprio órgão para salvá-lo e morre. John continua a guerra contra as máquinas.

Leia também: Como os filmes de super-heróis se tornaram os vilões do cinema atual

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]