• Carregando...
 | Ricardo Humberto/ Especial para a Gazeta do Povo
| Foto: Ricardo Humberto/ Especial para a Gazeta do Povo

Dia desses, comentando as minhas (in)competências musicais aqui mesmo neste sacrossanto espaço, eu falei que um cantor ser “afinadinho” não lhe garante quase nada. Teve gente, lendo isso, que entendeu que eu estava dizendo que esse elemento era desimportante (especialmente levando em conta o que eu já disse aqui sobre Billie Holiday, por exemplo). E pode bem ser mesmo.

Mas vamos deixar um negócio bem claro aqui. A questão é que a afinação, ou, pra gente ser mais geral aqui, a “perfeição” técnica é normalmente só o começo. E um começo bem mirradinho… A música de alto nível, especialmente em campos mais “refinados”, tipo as salas de concerto, o jazz sofisticado, é uma daquelas crudelíssimas áreas em que ser “perfeito” só te dá a grana do busão. É a partir da perfeição que se constrói alguma coisa.

Por isso a frequência daqueles comentários tipo “técnica você domina pra depois esquecer”. E eles são verdadeiros. Você passa mesmo uns quinze anos da tua vida ficando perfeito pra depois “esquecer” de dois jeitos diferentes: de um lado fazendo aquela parte mecânica ficar tão enfronhada, tão gravada assim tipo na “placa mãe”, que você não precisa mais se preocupar com ela, pra aí poder (de outro lado), simplesmente começar a se preocupar com a parte verdadeiramente artística, intelectual, complexa da coisa. (Eu falei que era crudelíssimo.) Outra coisa que vive surgindo nessas discussões sobre competência e virtuosismo musical é a coisa do talento. Do “dom”. Lembre que dom quer dizer presente: dádiva. E costuma ser um jeito bem certeiro de irritar um músico você elogiar algo que aparentemente ele teria de graça. Se estiver de mau humor, ele pode te dizer que aquele “dom” custou os tais quinze anos de labuta diária etc… Por outro lado, é difícil negar que haja uma certa parcela de “predisposição” neurológica, fisiológica mesmo, envolvida em certas atividades. E a música é realmente um dos exemplos mais complicados. Já falaram por aí que prodígios de verdade só existiram em música, xadrez e matemática. Aquela coisa monstruosa (e monstruosamente linda) de uma criancinha pequena que de repente aparece do nada fazendo melhor que os adultos profissionais uma coisa que uma parcela imensa da humanidade nem consegue conceber…

Em tempos recentes, tem gente como Arran Fernandez, na matemática, Magnus Carlsen (atual campeão mundial de xadrez), e Kit Armstrong, que eu mesmo já mencionei aqui, na música clássica. Mas aí o grande André Tezza, no meio de uma conversa justamente sobre isso do talento e tal, me manda um vídeo de uma coisa “muito nova” do mundo do jazz. Foi ele mesmo, safado!, que escreveu aquele “muito” no email.

Era um certo Joey Alexander, hoje com 12 anos de idade. Pianista. E o guri nasceu jazzista pronto. E veja bem, numa certa medida isso é até mais assustador que as proezas do Armstrong. Porque matemática, mesmo xadrez, Bach, essas coisas têm um componente cerebral básico. E a gente até meio que consegue fazer as pazes com a ideia de que uma criança vez por outra nasça brilhantemente inteligente. Parece que atribuir essa genialidade a uma discrepância de hardware deixa a gente minimamente mais tranquilo: como aquele pessoal que joga tudo na conta do “dom”.

Foi sorte, afinal, a gente pensa.

Mas jazz… improvisação… aquilo ali pede uma maturidade, uma vivência, um jogo de cintura que me parece ainda mais inexplicável numa criança. Precisa história de vida. Precisa tempo. Precisa idade. Precisa-ria…

O menino mal encosta nos pedais do piano. Mas ver ele tocando “My Favorite Things” e perceber no fundo do vídeo a expressão de felicidade de Larry Grenadier, um dos baixistas mais rodados do mundo, tipo dois palmos mais alto e quarenta anos mais velho que o guri, faz a gente hamletianamente lembrar que tem MUITA coisa inexplicada aí nesse nosso mundão velho sem vã filosofia de porteira…

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]