• Carregando...

Está em fase de finalização o filme Guerrilha - a trajetória da Dorsal Atlântica, um documentário sobre da seminal banda do metal brasileiro. Codirigido por Frederico Neto e Alexander Aguiar, dois cineastas fãs de música extrema que se conheceram na faculdade de cinema (FAP/CINETVPR, em Curitiba), o filme conta a história da banda com imagens de arquivos raras, entrevistas e material de bastidores das gravações do disco em 2012 e outras fontes para contar a história da banda.

“A Dorsal não é uma mera banda de metal, é algo muito mais amplo e complexo. Em paralelo, estamos escrevendo os relatos da experiência toda. Foi um batismo de sangue”, explica Neto, que também é o produtor do filme.

Muito aguardado pela legião de fãs da banda o documentário ainda não tem data de lançamento. “A previsão é que saia o quanto antes, mas é necessário uma finalização adequada de cor e de som. São processos relativamente simples, mas que por vezes tomam tempo”, diz Aguiar.

Ele explica que a intensão da produção era buscar um resgate da dimensão da banda, que teria se tornado difusa com o fim das atividades no início do ano 2000.

“A Dorsal sempre foi influente dentro de um nicho muito específico da música no Brasil, mas por outro lado não teve grande reconhecimento fora desse cenário”, diz.

Para ele, o fato de dois diretores de outro estado produzirem um documentário sobre a banda que é uma instituição carioca vai “além da questão geográfica”.

“Se pararmos para pensar, são raros os documentários sobre artistas e músicos brasileiros. A música brasileira é riquíssima e ainda assim quantos anos foram necessários até que um documentário sobre a música de Tom Jobim fosse realizado? “, diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]