• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

É o momento de recolocar o Teatro Guaíra no primeiro plano e fazer projetos à altura de sua grandeza

A cultura nem sempre é uma atividade rentável. Enquanto produtos de maior apelo, como shows de música popular e grandes produções cinematográficas têm chances de atrair um público variado e gerar lucros, outras áreas, como o balé e a música clássica, exigem mais da audiência – mais atenção, mais informação prévia – e por isso não garantem retorno financeiro fácil e nem atraem o apoio dos investidores privados.

Para preencher tal lacuna, em todos os países o Estado, através das várias esferas de governo, se coloca como fomentador das artes, oferecendo à população a oportunidade de contato com a música clássica e com o balé em espetáculos de companhias públicas apresentados em teatros igualmente públicos. No caso do Paraná, o grande sustentáculo da cultura tem sido o Teatro Guaíra. Essa instituição vem desempenhando seu papel através de seus três auditórios localizados no Centro da capital, de suas escolas e de seus corpos estáveis de balé e orquestra. Sim, há bons concertos de música clássica e espetáculos de balé fora do grande prédio desenhado por Rubens Meister. Mas pensemos no que perderia a cultura local sem o Guaíra.

Não teríamos a manutenção da Orquestra Sinfônica do Paraná, com suas apresentações a preços populares, concertos pelo interior do estado e a oportunidade de aprendizagem e de estabilidade tão necessária aos músicos. Não teríamos a companhia de dança, que deu aos paranaenses, ao longo dos anos, a chance de apreciar grandes momentos de beleza, em que se admira tanto a técnica apurada quanto a criatividade humana.

O papel da cultura em uma sociedade permanece incompreendido, inclusive por quem tem nas mãos o poder de mantê-la, de fomentá-la ou de extingui-la. Não sem percalços, o Teatro Guaíra convive com essa incompreensão. É uma longa história de amor do paranaense com o Guaíra. Em alguns momentos, estão muito próximos. Em outros, um lado ou outro se descuida e deixa de oferecer toda a atenção que o relacionamento merece.

O início desse caso de amor entre o Paraná e o Guaíra está lá atrás, no século 19, quando o governo da província construiu o Teatro São Theodoro e este passou a ser o centro da vida cultural da então pequena Curitiba. Em 1900, foi rebatizado de Theatro Guayrá e, a partir dos anos 40, a comunidade se movimentou para transformá-lo em um projeto moderno, tanto na estrutura física quanto nos eventos que iria hospedar. O Teatro Guaíra nascia ali, durante o governo de Bento Munhoz da Rocha Neto, parte de um projeto de modernização do estado e da capital – sabiam os paranaenses de então que não há grande cidade sem uma grande vida cultural. O apogeu desse projeto veio em 1974, com a inauguração do Grande Auditório, o Guairão. Estamos às portas, portanto, de uma data que merece ser comemorada. O prédio principal irá completar 40 anos em 2014.

Mas há muito sofrimento em torno do grande teatro. O orçamento tem minguado e até a manutenção das atividades básicas é precária. A escola de dança aguarda a definição de uma nova sede em condições de abrigar suas atividades. A sinfônica é penalizada com o baixo orçamento, que reduz a possibilidade de apresentações fora do estado e de aprendizagem no contato com músicos convidados. A impossibilidade de contratar penaliza tanto os corpos estáveis quanto o quadro de funcionários do Guaíra, que tem hoje um número insuficiente de bilheteiros, pianistas e técnicos.

Não é exagero dizer que o Guaíra vive no coração dos paranaenses e que a sociedade não está indiferente. A Gazeta do Povo está publicando a série Viva o Guaíra com reportagens para celebrar o grande teatro. Reagindo à primeira reportagem da série, um grupo de artistas da capital fez, em abril, um evento em frente da entrada principal do Guairão, para debater a situação do centro cultural. Há vontade de melhora por parte do público, da classe artística, da equipe do Guaíra. É o momento de recolocá-lo no primeiro plano, de fazer projetos à altura de sua grandeza, de lhe dar um orçamento digno. As futuras gerações não nos perdoarão se o Guaíra perder sua força.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]